Estudantes e professores pediram a revogação do Novo Ensino Médio durante um protesto realizado no início da tarde desta quarta-feira (15), em Campinas. Os manifestantes se concentraram em frente à Prefeitura após uma passeata pelas ruas Irmã Serafina e Anchieta. O ato foi acompanhado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e pela Polícia Militar.
Faixas e cartazes com a frase “Revoga a reforma ou paramos o Brasil” foram usadas durante o protesto. De acordo com a Emdec, o trânsito foi controlado e até por volta das 16h desta quarta-feira não havia nenhum registro de ocorrências.
LEIA TAMBÉM
Leão que vivia no Parque Ecológico de Americana morreu de câncer
Dia do Consumidor: veja as empresas com mais reclamações no Procon em Campinas
MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO
A lei foi sancionada em 2017 e implementada no ano passado. A mudança trouxe novas disciplinas e tornou uma parte do currículo flexível para os estudantes. Em 2022, a reforma passou a abranger as turmas de 1º ano do Ensino Médio.
Nessa série, o currículo teve a inclusão de três novas disciplinas: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Cultura e Tecnologias Digitais. Já em 2023, a transformação principal começou. Nesta fase, os alunos podem escolher entre duas ou mais áreas para aprofundarem seus conhecimentos no 2º ano.
“A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade”, informou o MEC.
LEIA MAIS