O fechamento da pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na tarde desta segunda-feira (12), cancelou 58 voos – 35 decolagens e 23 pousos no local. O bloqueio na pista ocorreu após um Boeing 737-4, da empresa Modern Logistics, precisar realizar um pouso de emergência e estourar o pneu e ter problemas no trem de pouso. Segundo a assessoria de imprensa do aeroporto, Aeroportos Brasil Viracopos, a aeronave apresentou defeito já na decolagem. Não houve feridos.
A pista ficou fechada das 15h31 até as 17h43. Neste período, somente a Azul Linhas Aéreas precisou cancelar 40 voos e alternar outros 11. Já a Gol cancelou dois voos do terminal de Campinas.
Mais cedo houve o fechamento do aeroporto de Florianópolis que refletiu nos voos de Viracopos. Um avião da Azul sofreu danos nos pneus durante um pouso na cidade catarinense, e, por causa desse incidente, o aeroporto precisou ser fechado para pousos e decolagens.
Com isso, quem tinha embarque marcado em Viracopos para voos que dependiam desse aeroporto em Florianópolis (SC), como rota ou conexão, teve que enfrentar cancelamentos (leia mais aqui).
Pouso de emergência em Viracopos
O pneu da aeronave estourou durante a decolagem, por volta das 12h32, e o cargueiro seguiu o trajeto, com duração de 40 minutos, até Minas Gerais, e levou mais 40 minutos para retornar até Campinas. Ele ainda teve que sobrevoar Viracopos para queimar combustível. O piloto da aeronave declarou emergência e o pouso ocorreu por volta das 15h31. Porém, durante a aterrisagem, outro pneu do lado esquerdo foi estourado e o trem de pouso foi danificado.
Em nota, a companhia afirmou que o voo retornou ao aeroporto “por decisão da tripulação, após ser constatado um problema técnico”.
“Não houve feridos. No entanto, a aeronave ficou na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados e equipe de Bombeiros e a ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos”, disse a concessionária do aeroporto, em comunicado.
Vídeo mostra pneu estourando
Um vídeo mostra os pilotos realizando aproximação da pista 33 do terminal para uma passagem baixa de verificação da condição do Boeing 737. Após a passagem, o controlador de tráfego aéreo de Viracopos concluiu que o pneu do trem de pouso da aeronave estava furado e deformado.
Após a averiguação, o avião continuou sobrevoando a área do aeroporto em Campinas para gastar combustível antes de realizar o pouso.
Em nota a Modern Logistics, empresa do Boeing, informou que voo MWM 9704 12AGO24 VCP-REC, da Modern Logistics, retornou hoje, por decisão da tripulação, após ser constatado um problema técnico. A decisão foi tomada de forma segura e dentro de todas as normas de aviação.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Taxa de crianças sem registro de nascimento cresce 90% em Piracicaba
Semana começa mais gelada e sem previsão de chuva em Piracicaba