*Esta matéria foi atualizada às 16h42 do dia 1ºde fevereiro
Um açougue no Centro de Campinas foi interditado na manhã desta quarta-feira (1º) após a apreensão de 10 toneladas de carne em más condições. De acordo com o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), linguiças e outros produtos eram preparados e manuseados no local sem as condições adequadas.
A princípio, a Prefeitura informou que eram 20 toneladas de carne em más condições. À tarde, este número foi corrigido para 10 toneladas.
A fiscalização foi feita nesta quarta-feira pela equipe do SIM-POA (Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal), da Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Devisa, e concluiu que as mercadorias apreendidas não tinham a procedência identificada e estavam em más condições de manipulação e armazenamento.
LEIA TAMBÉM
Campinas tem 425 mil inadimplentes; veja dicas de como sair do negativo
Polícia Civil prende quadrilha com 75 toneladas de agrotóxicos em Americana
O estabelecimento fica na Rua Barreto Leme, perto do Mercado Municipal, e foi alvo de denúncias porque não estava registrado junto ao Serviço de Inspeção Municipal. De acordo com o chefe do SIM-POA, Felipe Vita, a ação realizada hoje é resultado do monitoramento das atividades irregulares do açougue.
“A gente estava acompanhado desde julho do ano passado. O açougue não se cadastrou e encontramos as carnes em condições higiênicas insatisfatórias. Tinha problemas no armazenamento, na manipulação, na identificação e nos rótulos das carnes. Além disso, não tinha controle de pragas”, explica o agente.
Ainda de acordo com Vita, os responsáveis pelo açougue compravam as carnes de frigoríficos licenciados, mas o manuseio e a falta de controle adequado fazia com que os produtos não tivessem condições para o consumo. Por conta disso, parte da mercadoria apresentava mau cheiro e deveria ser inutilizada. Apesar da interdição, em primeiro momento, o local não deve ser multado pelo município.
LEIA MAIS