O fornecimento de água para seis bairros de Campinas foi 100% normalizado na madrugada deste domingo (27), de acordo com a Sanasa. A retomada do serviço ocorreu no período em que o consumo é menor.
Ontem (26) os locais (confira lista abaixo) ficaram sem água após um problema na captação do Rio Atibaia, que abastece 95% da população do município.
A empresa que presta serviço de água e esgoto emitiu um alerta relacionando o desabastecimento a uma falta de energia elétrica na estação de captação.
De acordo com o comunicado, a CPFL Paulista não estava entregando a quantidade necessária de energia elétrica para alimentar as bombas de captação. Em nota, a CPFL disse que realizou ações de manutenção (leia nota completa abaixo).
Após a resolução do problema, a Sanasa informou que “a CPFL Energia, por volta das 13h20 de sábado, reestabeleceu os 11.900 volts necessários para o pleno funcionamento de nossa captação”.
A empresa também disse que todos os grupos de moto bomba estavam trabalhando com 100% da capacidade para normalizar os reservatórios.
Os bairros afetados foram:
– Paranapanema
– São Conrado
– Taquaral
– Nova Campinas
– Jardim Guarani
– Chácara da Barra
O PROBLEMA
A Sanasa informou neste sábado que não estava recebendo energia suficiente para fazer a Estação de Captação de Água do Rio do Atibaia.
“Utilizamos 11.900 volts para alimentar nossas bombas de captação, porém, neste momento a CPFL está nos entregando somente 1.900 volts, o que não é suficiente para manter nossa estação em pleno funcionamento”, disse a Sanasa.
Em nota, disse ainda que adotaria as medidas pertinentes perante a CPFL, fornecedor de energia elétrica, a fim de que não se repitam episódios como o de ontem e, também, para resguardar o direito do cliente da Sanasa.
A CPFL
Em nota, a CPFL Paulista disse que “neste sábado, realizou ações de manutenção em suas instalações, que necessitaram de manobras na rede, para que nenhum cliente tivesse desabastecimento de energia, ocorrendo conforme planejado”.
Além disso, a empresa informou que “não houve falta de energia em nenhum ponto da cidade, fruto desta ação” e “as ações foram finalizadas às 13 horas, duas horas antes do previsto”.
A CPFL disse ainda que “a tensão do sistema, em nenhum momento, ficou abaixo nos níveis estabelecidos em normas, mas alguns clientes, por características de seus equipamentos, podem ter sentido os efeitos”.