- Publicidade -
CotidianoFrente fria chega no sábado e promete aliviar a onda de calor na região

Frente fria chega no sábado e promete aliviar a onda de calor na região

Mas, não é esperado frio; apenas que as temperaturas quentes sejam atenuadas

- Publicidade -


A onda de calor que tem impactado a região de Campinas e o estado de São Paulo, batendo recordes de temperaturas máximas, está prestes a chegar ao fim. Uma frente fria está prevista para atingir a região no próximo sábado (18), prometendo aliviar as altas temperaturas. Embora o pico do calor persista até amanhã (15), feriado da Proclamação da República, a expectativa é de uma redução nas temperaturas já a partir de quinta-feira (16). A previsão da chegada desta nova frente fria é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

“Está fora do horizonte operacional da meteorologia, mas a gente tem indicativos de uma frente fria, que deve causar chuvas já entre o sábado (17) e o domingo (18), com volumes mais expressivos e chuvas mais generalizadas também”, afirmou o meteorologista Bruno Kabke Bainy do Cepagri.

- Publicidade -

“Não há previsão de frio, mas vai dar uma atenuada no calor. As temperaturas devem ficam mais dentro da média climatológica esperada para o período”, acrescentou. 

Temperaturas médias

De acordo com a série histórica, as temperaturas médias em novembro ficam entre 19°C e 29°C. Mas, hoje (14), a máxima em Campinas bateu novo recorde do ano, com 39,1º C às 14h20 na estação  Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) do Taquaral. O recorde anterior havia sido batido ontem, na segunda (13), com 38,8º C, na mesma estação.


Mas, e até a frente fria?

Pancadas de chuva são esperadas na virada desta terça para quarta-feira (15) inclusive na madrugada, não sendo excluída a possibilidade de temporais.

Já a previsão para a quarta, de feriado, é de nebulosidade variável, com predomínio de sol pela manhã e tempo nublado à tarde. Ainda de acordo o Cepagri, há mais possibilidade de chuva na quarta (do que na terça) porque na quarta haverá mais disponibilidade de vapor de água e instabilidade termodinâmica maior.

As temperaturas mínimas previstas são de 22 ºC e as máximas de 37ºC. Na quinta, a previsão é de pancadas de chuva e de temporais a partir da tarde, com temperaturas entre 24ºC e 37ºC. A partir disso, segue a previsão de chuvas mais expressivas e generalizadas, derrubando as temperaturas no fim de semana.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -