A frente fria que irá chegar ao estado de São Paulo nos próximos dias já se encontra sobre o Sul, trazendo chuvas para a região. Até o final de semana, a massa de ar quente que provoca o calorão extremo no país ainda será potencializada pela aproximação do novo sistema, que vai trazer chuva e alívio nas temperaturas.
Frente fria vai derrubar temperaturas?
A frente fria e massa de ar polar se deslocam em alto mar na altura da região Sul nesta quinta-feira (12). Segundo a previsão do Climatempo, este sistema deve passar sobre o estado de São Paulo entre o domingo (15) e a segunda-feira (16) tem potencial para provocar chuva no Litoral, na Grande São Paulo e em várias áreas pelo Interior.
Como aconteceu na passagem de outra frente no fim de agosto, a chuva não deve ser generalizada pelo Interior e nem vai persistir por muitas horas, mas até poderá cair forte em alguns locais, ajudando a diminuir os focos de fogo e a fumaça.
A passagem deste sistema também vai causar chuva e ventos que vão aliviar o calor, aumentar a umidade no ar, baixar a poeira e a fumaça e trazer o azul do céu de volta. Porém, o serviço de meteorologia destaca que os benefícios desta frente fria serão sentidos por pouco tempo. O calor, a fumaça e o ar seco voltam antes do fim da próxima semana e o Inverno vai terminar quente.
A queda nas temperaturas também deve ser breve e não durar muito tempo. Em Campinas, por exemplo, a previsão é de queda de 10°C nas máximas de sábado (14) para domingo (15), passando de 36°C para 26°C, segundo o Climatempo. Na segunda (16), os termômetros devem registrar até 22°C, mas voltam a subir na terça-feira (17).
O alerta para mudanças mais bruscas fica para população do Litoral paulista, que deve ficar atenta aos alertas meteorológicos, da marinha e da Defesa Civil. Há potencial para chuva forte e volumosa no domingo (15) e na segunda-feira (16), que poderá causar alguns transtornos. Além disso, o vento fica forte e deixa o mar agitado.
Temperaturas disparam e fumaça piora
A massa de ar quente, que já vem causando temperaturas elevadas, continuará atuando nos próximos dias, e pode ainda piorar. A aproximação de uma nova frente fria trará um fenômeno conhecido como efeito pré-frontal, que tende a intensificar o calor antes da chegada da frente fria.
“Esse fenômeno ocorre porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, comprimindo-o e elevando ainda mais as temperaturas em amplas áreas do Brasil”, explica o Climatempo.
A quantidade de fumaça sobre o estado de São Paulo também poderá aumentar no fim de semana por causa do deslocamento do sistema. Os ventos tendem a ser moderados a fortes na sexta (13), e principalmente no sábado (14), e numa direção que vai favorecer o transporte de mais fumaça sobre o estado.
Além do aumento da fumaça, outros fenômenos poderão ocorrer no fim da semana: redemoinhos de fumaça e de poeira, e levantamento de cortina de poeira, tudo por causa do aumento da velocidade dos ventos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Carro pega fogo e assusta motoristas em avenida de Piracicaba
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 50 milhões