- Publicidade -
CotidianoFrio e chuva: temperatura máxima neste sábado não passa de 22ºC; confira previsão

Frio e chuva: temperatura máxima neste sábado não passa de 22ºC; confira previsão

A temperatura máxima prevista para hoje será de apenas 22ºC, segundo a estimativa do Cepagri

- Publicidade -

Após uma semana intensa de calor com recorde de temperatura máxima em pleno Inverno, o sábado (26) amanheceu com o tempo fechado e frio em Campinas. A temperatura máxima prevista para hoje será de apenas 22ºC, segundo a estimativa do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Amanhã (27), o frio será maior ainda. A expectativa é que a máxima não passe dos 19ºC e a mínima deve ser de 13ºC. Além do frio, a expectativa de chuva tanto hoje quanto amanhã.

LEIA TAMBÉM
Radares aplicaram 230,3 mil multas no 1º semestre; média é de 1,3 mil autuações por dia

Vídeo mostra monitora agredindo menina com Síndrome de Down em Campinas


Como será?


Segundo a meteorologia, a previsão para o sábado é de céu predominantemente nublado, com períodos de parcialmente nublado pela manhã, e previsão de chuvas sobretudo a partir da tarde, regulares ou persistentes, que podem ter picos de intensidade. O dia amanheceu com mínima de 14ºC, por volta das 6h. Por volta das 9h a temperatura era de 15ºC. A máxima de 22ºC deve ser registrada no começo da tarde.

O declínio térmico decorrente do ar frio deverá ser percebido a partir da tarde, quando as temperaturas voltam a cair.

A tendência para o domingo é de céu encoberto, com chuvas a qualquer momento do dia, recorrentes ou persistentes, e com temperaturas ainda mais baixas: entre 13ºC e 19ºC.


Mas o que explica essa mudança logo depois dos dias de forte calor?

Segundo os meteorologistas, trata-se da chegada de uma frente fria a partir do sul do País. “A mudança na circulação dos ventos sobre o País causada por essa frente fria, e o ar frio de origem polar trazido por ela, vão causar uma brusca queda de temperatura nesta sexta-feira, 25, e no fim de semana”, explica o Climatempo.


“Uma massa de ar frio de grande extensão e forte no Sul vai avançar pelo Brasil até o fim de semana, derrubando a temperatura em vários Estados que neste momento amargam calor excepcional para o mês de agosto”, acrescenta a Metsul.

“Nesta sexta, ar mais frio avança pelo Paraná (exceção do norte) e chega ao sul ao leste do Estado de São Paulo. No sábado, a massa de ar mais frio toma conta de São Paulo, do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, assim como do Mato Grosso do Sul. A temperatura declina ainda no fim de semana no Mato Grosso, Goiás, grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo”, informa a plataforma de meteorologia. A Metsul é ainda mais enfática e alerta que o tempo “muda radicalmente” já a partir desta sexta no interior do Estado de São Paulo. “Chuva, que pode ser localmente forte e com risco de temporais de vento forte e granizo, deve atingir o sul e o leste paulista da tarde para a noite desta sexta e ainda durante a madrugada do sábado”, considera a empresa de meteorologia.

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -