Após registrar recorde de frio, Campinas registrou também nesta quarta-feira (18) a menor temperatura máxima para o mês de maio da série histórica, considerando dados desde 1989, de acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológica e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp.
De acordo com o Centro, a temperatura máxima ficou em torno de 14ºC, sendo uma das menores de todos os registros. Por volta das 13h30, a máxima instantânea foi de 13,8°C. De acordo com o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy, a nebulosidade que atingiu a região inibiu as temperaturas mais altas.
“Esta nebulosidade que está se formando e avançando sobre o estado não são nuvens de chuva, mas podem inibir a elevação das temperaturas durante a tarde. Então, pode ser que as máximas fiquem mais baixas”, afirma Bainy.
TEMPESTADA YAKECAN
Segundo um boletim meteorológico do Centro, a aproximação da tempestade Yakecan do litoral de São Paulo traz ventos com maior intensidade para a RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Nesta quarta-feira, a previsão é de que as velocidades médias fiquem em torno de 35 km/h, “que já causam certo desconforto e baixam a sensação térmica em até 4ºC com relação à temperatura medida, e rajadas de até 60 ou 70 km/h, especialmente na metade leste, que podem causar quedas de galhos e destelhamento”, diz trecho da publicação do Centro.
PRÓXIMOS DIAS
A onda de frio e as baixas temperaturas continuam em Campinas no decorrer da semana, segundo informou o Cepagri. Os próximos dias seguem com períodos alternados de predomínio de sol e céu parcialmente nublado.
O Centro ainda informa que as temperaturas devem ficar em torno de 10ºC até o final de semana. Além disso, as chuvas estão previstas apenas para o final do mês. Os ventos perdem intensidade, mas ainda podem soprar de forma moderada em alguns períodos, especialmente durante a noite.
Nesta quinta-feira (19), as temperaturas devem ficar entre 6 e 16ºC, caso a nebulosidade persista ao longo da noite, a temperatura mínima poderá ficar mais elevada. Já na sexta-feira (20), entre 7 e 19ºC.
No final de semana, apesar de ainda abaixo da média, as temperaturas devem ficar um pouco mais elevadas, com mínimas em torno de 10ºC e máximas em torno de 23ºC. Segundo o Centro, não há previsão de chuva para os próximos dias, e os indicativos apontam para precipitação somente no final do mês.