Publicidade

cotidiano

Cepagri registra 6,3ºC em Campinas, temperatura mais baixa do ano

Já na Estação do Ciiagro (Centro Integrado da Informações Agrometeorológicas)/IAC, a mínima chegou hoje a 4,6ºC

| ACidadeON Campinas -


Temperatura é a menor para o mês de maio em 19 anos (Foto: Denny Cesare/ Código 19)

Campinas registrou na manhã desta quarta-feira (18) a temperatura mais baixa do ano. Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, às 6h46 a temperatura registrada foi de 6,3ºC. Com vento de 9,3 km/h durante a manhã. A sensação térmica foi de 2,3ºC.

Já na Estação do Ciiagro (Centro Integrado da Informações Agrometeorológicas)/IAC, a mínima chegou hoje a 4,6ºC, sendo que a posição dos sensores de medição de temperaturas pode indicar variações em diferentes locais da cidade.

De acordo com o Cepagri, a temperatura registrada hoje é a mais baixa para o mês de maio desde 2003, quando a estação meteorológica registrou 6ºC. 

O frio dessa semana é causado pelo avanço do ar de origem polar em todo o país. A frente fria vem acompanhada de um ciclone extratropical, que deve ficar parado por vários dias no oceano.

HISTÓRICO

Neste ano, a menor temperatura registrada na cidade até então tinha sido no dia 5 deste mês, com 10,2ºC. Já no ano passado, a menor temperatura medida pelo Cepagri foi de 3,5°C em julho, quando a cidade atingiu o dia mais frio dos últimos 21 anos.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Segundo o Cepagri, a previsão é que a quinta-feira ainda seja de frio intenso. 

"A previsão é que amanhã deve permanecer igual a hoje, pode até ser que caia mais as temperaturas, mas não temos forte indicativo. Deve ficar muito parecido, entre 6ºC e 7ºC de mínima", disse Bruno Bainy, meteorologista do Centro.

VENTOS FORTES 

De acordo com o Cepagri, os ventos de forte intensidade podem provocar rajadas de até 70 km/h entre o final da tarde e início da noite, com risco de quebra de galhos de árvore e destelhamento. Os ventos também reduzem ainda mais a sensação térmica durante a tarde e à noite.

"O vento mais forte está estimado para o período da tarde, que devem deixar a sensação térmica até uns 3ºC abaixo da temperatura medida. Então, durante a tarde, a máxima é estimada em 15ºC e a temperatura sentida seria de 12ºC, aproximadamente. À noite pode ficar em torno de 6ºC, 7ºC, com uma temperatura em torno de 10ºC", explicou Bainy.


Publicidade