Duas idosas de 91 anos foram encontradas com sinais de maus-tratos em Hortolândia na tarde desta quarta-feira (16). Elas viviam em duas casas sem condições de higiene e estrutura básica em um terreno no Parque Odimar.
A GM (Guarda Municipal) e funcionários do Conselho do Idoso e do Departamento de Direitos Humanos da Prefeitura foram ao local após receberem a denúncia de uma vizinha, que entrou nos imóveis na última segunda (15).
As vítimas são irmãs gêmeas e o responsável pelo espaço é filho de uma delas. Nas moradias, havia muita sujeira, teias de aranha e objetos, materiais e também lixo acumulados. Uma das casas não tinha energia elétrica.
Além da falta de estrutura, as duas idosas tinham dificuldades para se locomover e faziam as necessidades nas roupas. De acordo com as equipes, somente a casa da mãe do dono do terreno tinha comida e água suficientes.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamado e socorreu as mulheres, que foram encaminhadas à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Rosolém. Os estados de saúde não foram divulgados.
No início da noite desta quarta, segundo a reportagem da EPTV Campinas, o filho de uma das vitimas e dono do imóvel onde elas eram mantidas se apresentou à delegacia e deveria ser ouvido ainda hoje. Ele deve ser investigado.