Quatro pessoas que acompanhavam a exibição da estreia do Brasil na Copa do Mundo no Centro de Campinas foram detidas pela Guarda Municipal na noite desta quinta-feira (24). Segundo a corporação, os detidos se envolveram em uma confusão com as equipes na dispersão do Largo do Rosário, onde o jogo foi transmitido. Duas viaturas da GM foram apedrejadas.
Segundo a Prefeitura, cerca de oito mil pessoas assistiram o jogo do Brasil contra a Sérvia no telão montado no Largo do Rosário. Durante o período, no entanto, ouve relatos de arrastões e pessoas armadas no local. A Polícia Militar ainda não confirmou se houve registro de roubos, mas a comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, confirmou que houve relatos de torcedores que foram vítimas de furtos.
“Tivemos relatos de alguns munícipes falando que tiveram celulares roubados. Eles foram orientados a prestar queixa, é fundamental para caso de encontrar esses aparelhos é possível identificar os proprietários”, afirmou, dando orientações para o próximo jogo.
“Aproveito para fazer orientação para não deixar celulares à mostra, se possível deixar em casa ou bem guardado, porque em um evento com muito público isso corre o risco de ocorrer”, finalizou.
LEIA TAMBÉM
Manifestantes bolsonaristas bloqueiam acesso ao Aeroporto de Viracopos
Veja como foi a estreia do Brasil no telão do Largo do Rosário, em Campinas
PRISÕES
De acordo com a Guarda Municipal, um dos detidos, de 25 anos, estava com um simulacro de arma de fogo. Torcedores que estavam no local viram o homem com a arma falsa na mão e acionaram a corporação, que conseguiu deter o suspeito próximo ao Terminal Central, depois do jogo. Durante a abordagem a viatura foi alvo de ataque, e parte da frente da viatura ficou amassada após ser atingida por um tijolo.
Um adolescente de 14 anos e um jovem de 19 anos foram detidos por causa dos ataques. Com o maior de idade, foi apreendida ainda uma porção de drogas. Um quarto homem também foi detido por carregar rojões no meio de uma confusão que aconteceu entre torcedores durante a transmissão. Segundo a Guarda Municipal, ele foi abordado quando estava prestes a acender um dos artefatos, que é proibido na cidade. No total, 14 rojões foram apreendidos com ele.
Todos os detidos foram encaminhados para o 1º DP (Distrito Policial) prestaram depoimento e foram liberados. Eles vão responder pelos atos.
LEIA MAIS
Brasil vence com dois gols de Richarlison e derrota Sérvia em estreia