Em meio a maior epidemia de dengue da história de Campinas, agentes de saúde da Prefeitura seguem percorrendo, semanalmente, diferentes bairros e imóveis do município, eliminando focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Para facilitar a identificação desses funcionários pela população, novos uniformes foram adquiridos e entraram em uso nesta semana.
Saiba como identificar o novo uniforme:
- Novo uniforme: agentes usam camiseta laranja com gola careca e logo da empresa silkado, enquanto o líder da equipe veste blusa verde com as mesmas características. Calça na cor cinza, e crachá de identificação.
- Como era: A camiseta anterior era branca, e a calça cinza, tanto para os agentes quanto para os líderes das equipes.
Em caso de dúvidas ou receio de golpe, a população pode usar dois telefones para esclarecer se realmente trata-se de uma ação de prevenção e combate à dengue. Em dias úteis, o telefone 156 fica disponível das 8h às 17h, enquanto aos sábados, quando são realizados os mutirões, a alternativa é o 199, da Defesa Civil.
Qual a importância das vistorias e mutirões contra a dengue?
O coordenador do Programa de Arboviroses e Zoonoses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto, enfatizou que o serviço é essencial para enfrentamento à epidemia.
“É muito importante que a população autorize a entrada desses agentes para realização do trabalho que é de suma importância para a saúde de todos”,
explicou
Campinas registra, até o momento, 83.363 casos confirmados e 23 mortes pela doença em 2024. A cidade está em situação de emergência para dengue desde 7 de março.
Recorde de mortes em Campinas
A secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta segunda (13) três novas mortes por dengue, somando 23 óbitos desde o início do ano. Com isso, 2024, em menos de 5 meses, supera todo o ano de 2015 e passa a ser o ano com o maior número de mortes pela doença na cidade.
Mortes por dengue por ano no município:
- 2024 (até 14/05): 23 mortes
- 2015: 22 mortes
- 2014: 10 mortes
- 2019: 6 mortes
- 2022: 4 mortes
- 2023: 3 mortes
- 2021: 1 morte
- 2020: 1 morte
Em relação ao número de casos, a cidade já havia atingido a maior epidemia da história.
O que fazer em caso de suspeita de dengue?
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação.
Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba abre inscrições para curso gratuito de fabricação de pães doces; veja como participar
Prefeitura de Piracicaba divulga locais da prova do concurso