Um homem arrombou a porta do CS (Centro de Saúde) Vila Orosimbo Maia, em Campinas, e ameaçou os funcionários na manhã desta quinta-feira (16). A confusão aconteceu após ele exigir que a enteada fosse atendida para um exame, mesmo sem possuir o documento de identificação dela.
Diante do ocorrido, a unidade de saúde ficou paralisada em “protesto à agressão sofrida por funcionários”, segundo comunicado que foi colocado na porta do CS.
Entenda a confusão no Centro de Saúde
Segundo a secretaria de Saúde, antes das 8h, um homem levou a enteada para a coleta de sangue. Para esse exame, é necessária a apresentação de um documento do paciente, mas ele não tinha nenhum tipo de identificação.
Por esse motivo, o padrasto foi orientado pelos profissionais a buscar a documentação e voltar para a coleta. O homem, então, se descontrolou e começou a ameaçar os funcionários do Centro de Saúde. Uma enfermeira que estava no momento da confusão disse que ele também começou a jogar tudo que estava em uma mesa no chão, abrir os armários e mexer nos medicamentos.
O homem ameaçou voltar armado para o CS para que a coleta acontecesse sem os documentos necessários. Diante disso, o centro de saúde fechou todas as portas, mas, mesmo assim, ele voltou, arrombou o trinco da porta e entrou no prédio.
A GM (Guarda Municipal) foi acionada para o local. Segundo nota da corporação, a esposa do homem desacatou os agentes de segurança municipais. O indivíduo não portava arma.
O casal foi conduzido ao 1⁰ Distrito Policial, no Botafogo, para apresentação da ocorrência. O homem por dano ao patrimônio, e a mulher por desacato aos guardas municipais.
Documento é obrigatório em exame
Em nota, a secretaria de Saúde de Campinas lamentou o ocorrido e se solidarizou com os trabalhadores do CS Vila Orosimbo Maia.
A pasta reforçou que, para coletar qualquer exame, é necessária a apresentação de um documento do paciente, porém o homem envolvido na confusão não tinha nenhum tipo de identificação.
“Essa medida, adotada em qualquer serviço (público e privado), é uma questão de segurança do paciente e de responsabilidade e ética das equipes de saúde e só é exceção nos casos de urgência e emergência.”, explicou.
A secretaria de Saúde também informou que todos os acolhimentos, incluindo retorno de dengue, estão sendo atendidos no Centro de Saúde. Os demais serviços estão temporariamente suspensos.
*Com informações de Johnny Inselsperger/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Piracicaba abre inscrições para curso gratuito de fabricação de pães doces; veja como participar
Prefeitura de Piracicaba divulga locais da prova do concurso