O IAC (Instituto Agronômico de Campinas) abriu as portas para visitantes nesta sexta-feira (18). A programação especial para quem deseja conhecer o prédio e os detalhes dos 135 anos de história começou às 9h e segue até às 17h. A entrada é gratuita e não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro (veja mais abaixo).
De acordo com o diretor e pesquisador científico do IAC, Marcos Landell, os visitantes de Campinas e região poderão visitar os jardins e tirar fotos do casarão do instituto. Além disso, os resultados de diversos estudos e pesquisas também estão disponíveis em uma exposição montada em um dos espaços.
“A ciência não está fechada. Nós fazemos pesquisas pra promover benefícios para toda a população de São Paulo e do Brasil. As pessoas poderão conferir, por exemplo, os primeiros trabalhos feitos com a cultura do café. Hoje, 80% do café consumido no Brasil são de variedades criadas dentro do IAC”, argumenta ele.
Considerado primordial para o surgimento e a evolução de estudos sobre os solos e a fruticultura no clima tropical do Brasil, o IAC fica na Avenida Barão de Itapura, 1481, no bairro Botafogo.
LEIA TAMBÉM
Prazo para isenção na inscrição do IFSP termina hoje; veja como fazer
Previsão do tempo em Campinas: sol prevalece nesta sexta
VISITA DA RAINHA
Registros fotográficos feitos em novembro de 1968 mostram a Rainha Elizabeth II, morta em setembro deste ano, em visita às instalações do IAC. As imagens em preto e branco mostram a monarca acompanhada de seu marido, o príncipe Philip, falecido em abril do ano passado.
Acompanhados de uma comitiva, os dois aparecem observando sementes e grãos e passeando por canteiros e plantações. A visita ao IAC, em Campinas, fez parte de um roteiro de 11 dias que incluiu outras cinco cidades: Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
A chegada a Campinas ocorreu no dia 7 de novembro e, segundo os registros históricos do IAC, a monarca esteve na sede do instituto, na Avenida Barão de Itapura, e também no viveiro de café, na fazenda Santa Elisa (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).
LEIA MAIS