O IFSP (Instituto Federal de São Paulo) está com 400 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos nos campi de Campinas e Hortolândia. Ao todo, são 160 vagas oferecidas em Campinas e 240 em Hortolândia. Entre as oportunidades, estão cursos de eletrônica, informática, automação industrial, entre outros (veja abaixo).
A seleção será por meio de prova, nas disciplinas de Português e de Matemática, que serão realizadas presencialmente no dia 22 de outubro, na cidade onde o candidato escolher estudar.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site, até o dia 3 de setembro. A taxa custa R$ 50 para os cursos técnicos integrados e R$ 20 para os concomitantes ou subsequentes. Cada candidato deve optar por um único curso e campus onde pretende estudar.
LEIA TAMBÉM
Estreante marca e Ponte vence a Chapecoense no Majestoso
Veja produtos mais procurados e valor médio do presente de Dia dos Pais em Campinas
Candidatos que estudaram o ensino fundamental integralmente em escola da rede pública, ou com bolsa integral em escola da rede privada, e tenham renda familiar de até um salário-mínimo e meio, podem pedir a isenção da taxa até 11 de agosto.
Veja as vagas oferecidas na região:
Campinas (160 vagas)
Cursos Integrados
- Técnico em Eletrônica – 40 vagas – matutino
- Técnico em Informática – 40 vagas – 3 anos – vespertino
Cursos Concomitantes/Subsequentes
- Técnico em Eletroeletrônica – 40 vagas – noturno
- Técnico em Informática – 40 vagas – matutino
Hortolândia (240 vagas)
Cursos Integrados
- Técnico em Automação Industrial – 40 vagas – integral
- Técnico em Informática – 40 vagas – integral
- Técnico em Mecânica – 40 vagas – integral
Cursos Concomitantes/Subsequentes
- Técnico em Fabricação Mecânica – 40 vagas – noturno
Técnico em Eletroeletrônica – 40 vagas – noturno
Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – 40 vagas – noturno
Quem pode fazer cursos técnicos integrados?
Os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio devem ter concluído, até o ato da matrícula, o ensino fundamental (9º ano ou antiga 8ª série) ou equivalente. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o candidato cursará tanto o ensino médio quanto o ensino técnico no IFSP.
O que são cursos técnicos concomitantes e subsequentes e quem pode fazer?
Já os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio em outra escola.
Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio. Não há limite de idade.