O índice de pontualidade dos ônibus do transporte público de Campinas está abaixo do ideal, segundo levantamento divulgado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). A empresa começou a monitorar as linhas em 2022 e fiscaliza o cumprimento de todas as partidas e chegadas do transporte coletivo. O ideal, segundo a Emdec, é que o índice fique entre 80% e 100% no cumprimento de partidas e pontualidade. Porém, o índice de pontualidade não passa de 70%.
Desde que o monitoramento começou, o cumprimento de partidas sempre ficou dentro do ideal. No entanto, o índice de pontualidade nunca chegou perto disso. Se compararmos os dados desde 2022 até este ano, esse índice fica bem abaixo do considerado ideal pela empresa.
A Emdec possui um núcleo de monitoramento do transporte dentro da empresa, e as equipes rastreiam os ônibus do transporte coletivo em Campinas por meio de GPS. A pontualidade das linhas é registrada, assim como os atrasos e adiantamentos. A análise é feita diariamente das 8h até as 23h59, com no máximo duas horas de intervalo entre as atualizações. Com base nesses dados, as equipes analisam e fazem mudanças para tentar melhorar a circulação.
Veja os Índice de pontualidade dos ônibus em Campinas
Dados de 2022 (meses de julho a dezembro)
– CUMPRIMENTO
- de partidas : 97,52%
- de pontualidade: 69,21%
- de atraso: 11,71%
- de adiantamento: 19,09%
Dados de 2023 (12 meses)
– CUMPRIMENTO
- de partidas: 96,92%
- de pontualidade: 69,98%
- de atraso: 13,81%
- de adiantamento: 16,21%
Dados de 2024 (janeiro e fevereiro)
– CUMPRIMENTO
- de partidas: 96,31%
- de pontualidade: 70,68%
- de atraso: 12,07%
- de adiantamento: 17,25%
Os atrasos e adiantamentos das linhas de ônibus são os principais motivos para a pontualidade estar abaixo do esperado. No ano passado, 13% das linhas registraram atrasos, definidos como demoras de cinco minutos ou mais além do horário estabelecido. Já os adiantamentos, considerados acima de um minuto, foram registrados em 16% das linhas.
Passageiros são os que mais sofrem
O operador de máquina Halex Souza de Oliveira sai de casa, no Jardim do Lago Continuação, ainda de madrugada para pegar ônibus e seguir para o trabalho. Mas todo dia é uma luta por causa de atrasos e da lotação. Ele sai do bairro e pega o transporte público na Rodovia Santos Dumont, no Parque Oziel.
“Tem bastante opções de linha, mas todo dia tem atraso. Quando chegam estão lotados, isso quando param. O problema é que se atrasa aqui, perco o outro ônibus na sequência e vira uma bola de neve. A passagem é cara pra caramba e os ônibus estão velhos”, afirmou Oliveira.
“Os ônibus não param e muita gente chega atrasada no trabalho. A gente fica esperando no meio da pista e muitas vezes passam direto”, reclamou a também usuária e ajudante de serviços gerais Rosângela Avelino.
O diretor de planejamento da Emdec, Wilson de Brito afirmou que as equipes farão novos ajustes. “Sobre a lotação nos ônibus apontada pelos usuários, toda vez que nos recebemos alguma reclamação nesse sentido ou que nos mesmos constatamos por meio do monitoramento, o nosso pessoal de operação faz uma análise mais específica em relação aos motivos da lotação, ou do atraso. Pode ter acontecido por um problema operacional, então nos cobramos o operador para que esse problema seja resolvido. Ou efetivamente é um aumento de demanda, e isso significa, que nos temos que aumentar a frota. Daí vamos providenciar esse aumento de frota para que não se tenha mais lotação e nem o atraso. Sobre a pontualidade nos temos um acompanhamento e monitoramento da operação diária de todas as linhas e serviço e isso resulta na divulgação”, disse ele.
Com informações de Junia Vasconcelos/EPTV
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Como observar o ‘Cometa do Diabo?’
Quando será o sorteio das quartas de final da Champions?