8 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

Como observar o ‘Cometa do Diabo?’

Evento astronômico raro acontece a cada 71 anos, tempo em que o cometa completa uma órbita ao redor do Sol

Imagem do "Cometa do Diabo" (12P/Pons-Brooks) registrada por astrônomos amadores (Foto: Reprodução/Twitter/Comet Chasers)

Um dos cometas mais curiosos está se aproximando de nosso planeta, 71 anos após sua última visita, e talvez poderá ser visto a olho nu. O “Cometa do Diabo”, cujo nome oficial é 2P/Pons-Brooks, poderá se tornar visível da Terra nas próximas semanas, particularmente no hemisfério norte, e a partir do dia 21 de abril no hemisfério sul e no Brasil. Nesse dia, o cometa chegará mais perto do Sol, momento chamado de periélio. Veja abaixo como observar o ‘Cometa do Diabo’.

Como observar o ‘Cometa do Diabo’?

No Norte, mais especificamente no Acre, o cometa permanecerá visível até por volta das 19h50, porque o Estado está no extremo leste do País. No Nordeste, por outro lado, observadores poderão enxergar o 12P/Pons-Brooks entre 17h45 e 18h20. Já no Rio de Janeiro, o cometa poderá ser visto até umas 18h20. Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste terão a chance de presenciar o corpo celeste a uma altura melhor antes do restante do Brasil.

O dia 2 de junho é a data em que o cometa ficará mais perto da Terra, mas não há perigo de colisão. A proximidade do 12P/Pons-Brooks com o planeta não significa que será mais fácil de vê-lo, já que estará mais longe do Sol. Nessa data, observadores do hemisfério sul ainda poderão presenciar o ’Cometa do Diabo’ com a ajuda de binóculos e telescópios.

LEIA TAMBÉM

O que é a PEC das drogas?

Quando será o sorteio das quartas de final da Champions?

Por que o ‘Cometa do Diabo’ tem esse nome?

O nome do Cometa do Diabo faz referência ao seu formato de chifre, resultado de uma pressão da radiação do Sol que formou uma espécie de cauda de gás e poeira. O astrônomo Elek Tamás do Observatório Harsona, na Hungria, observou ao olhar imagens do cometa de 2023 que ele estava consideravelmente mais brilhante por conta de uma explosão, que também “entortou” sua cauda.

Vários astrônomos se debruçam sobre as possíveis causas para o formato de chifre do Cometa do Diabo. Uma das hipóteses exploradas diz que o cometa está expelindo gás e poeira de forma desigual. Outra possibilidade avalia que há um bloqueio da visão de parte do material brilhante atrás dele.

- Publicidade -

O 12P/Pons-Brooks é um cometa do tipo Halley, que são caracterizados por serem periódicos. “Isso contrasta com os cometas de longo período, cujas órbitas duram milhares de anos”, explica o astrofísico Filipe Monteiro.

*Com informações da Agência Estado

**Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA MAIS

- Publicidade -

De onde veio o monólito encontrado no País de Gales?

- Publicidade -
plugins premium WordPress