O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quinta-feira (15) um novo alerta para tempestades intensas com volumes entre 30 e 100 milímetros de chuva e rajadas de ventos com velocidade entre 60 a 100 km/h para a região de Campinas.
Ainda de acordo com esse novo alerta para tempestades, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Leia também: Ônibus mudam trajeto a partir desta quinta; veja quais linhas
O aviso meteorológico do Instituto também destacou um alerta especial de nível vermelho para chuvas intensas para o Norte paulista, no Vale do Paraíba e a região metropolitana do Rio de Janeiro.
De acordo com o Inmet, um ciclone subtropical deve se formar em alto-mar, a cerca de 230 km a sudeste da costa do município de Arraial do Cabo (RJ).
Alerta para tempestades
O ciclone que está previsto para se formar entre a costa do litoral Norte de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro não terá impacto na região de Campinas (saiba mais abaixo).
Quando vão começar as tempestades na região?
A previsão do tempo do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp (Universidade de Estadual de Campinas) também indica chuvas na forma de pancadas, com ocasionais trovoadas, principalmente a partir da tarde.
Ainda de acordo com o Cepagri, a tendência vale até o final de semana. O alerta do Cepagri informa que existe um ambiente favorável ao desenvolvimento de tempestades de alto impacto, especialmente no final da tarde.
No estado de São Paulo
A tendência para o final de semana é de que as instabilidades no tempo voltem a ganhar força. Haverá sol com céu parcialmente nublado a nublado. Também devem ocorrer temporais em todas as áreas paulistas, mas, principalmente, nas divisas com Mato Grosso do Sul e com o Sul de Minas Gerais.
As temperaturas permanecem relativamente amenas, sobretudo em virtude da grande cobertura de nuvens. *As temperaturas devem ficar entre 17ºC de mínima e 29º C de máxima (confira abaixo as temperaturas diárias).
Vai ter ciclone em São Paulo?
Já o ciclone que está previsto para se formar entre a costa do litoral Norte de São Paulo e o estado do Rio de Janeiro não terá impacto na região de Campinas, informa o meteorologista Bruno Kabke Bainy do Cepagri.
“O processo de formação dele está atrelado a essas chuvas mais volumosas no litoral Norte do estado e ali também no Rio de Janeiro; mas, para cá, o efeito dele não vai ser percebido”, declara.
O ciclone está previsto para se formar devido a uma baixa pressão atmosférica sobre a costa fluminense, aumentando as chuvas sobre o estado do Rio e o litoral Norte de São Paulo.
O Inmet destacou ainda que o fenômeno provocará muita chuva intensa no Litoral Norte de São Paulo até a região metropolitana do Rio de Janeiro, com maior atenção para Costa Verde, no Litoral Sul do estado do Rio, incluindo os municípios de Angra dos Reis e Paraty.
Temperaturas previstas para Campinas
Dia 16 (sexta-feira): de 18°C a 26°C
Dia 17 (sábado): de 17°C a 28°C
Dia 18 (domingo): de 18°C a 29°C
Fonte: Climatempo
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
WhatsApp protegido: 5 formas de colocar senha no app
Relembre 6 tecnologias pioneiras que completam 30 anos em 2024