- Publicidade -
CotidianoInterior de SP tem novo alerta de perigo potencial a partir de hoje; entenda

Interior de SP tem novo alerta de perigo potencial a partir de hoje; entenda

Toas as cidades do Interior de São Paulo estão dentro da faixa delimitada de alerta de perigo potencial

- Publicidade -

Toas as cidades do Interior de São Paulo estão dentro da faixa delimitada de alerta de perigo potencial, segundo novo comunicado emitido na manhã deste domingo (22) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).


O alerta de perigo potencial é para uma nova onda de calor que começa a atuar junto com a Primavera que teve início na manhã deste domingo. O alerta terá validado a partir do meio-dia de hoje e segue até a próxima terça-feira, dia 24. Nesse período as temperaturas estarão cerca de 5°C acima da média para o período.

Veja algumas cidades que estão no alerta para perigo potencial:

  • Itu
  • Jundiaí
  • Campinas
  • Tatuí
  • Itapetininga
  • Marília
  • Bauru
  • Araçatuba
  • Presidente Prudente
  • São José do Rio Preto
  • São Paulo e as cidades da Grande SP também estão no alerta.

Como vai ser a Primavera no estado de SP 

Uma característica básica da Primavera é o aumento do calor. O Hemisfério Sul tem naturalmente um aquecimento maior porque ocorre um aumento da insolação, segundo o Climatempo.  

“Isso quer dizer que o número de horas de sol para aquecer o ar vai aumentando cada vez mais até o fim da estação. Assim, o predomínio de dias quentes é normal durante a Primavera. Recordes de calor, temperaturas extremas também são comuns nesta estação e grande parte do Brasil”, informa a previsão.  

Mas o serviço de meteorologia destaca que esta Primavera, como no ano passado, acontece em um ambiente planetário mais quente. O ano de 2024 também vem batendo recordes de calor na atmosfera e no oceano, como aconteceu em 2023. 

A previsão, até o momento, é de um de La Niña fraco durante a estação, com efeitos que serão mais notados em novembro e em dezembro, aumentando as condições para chuva em áreas do Sudeste. 

Veja a previsão mês a mês, segundo o Climatempo: 

Outubro  

  • Chuvas: para o mês de outubro, a previsão é de chuva dentro a um pouco acima da média no Sul e extremo Norte de São Paulo. O Centro-Oeste do estado deve ter menos chuva do que a média normal. A chuva deve acontecer especialmente na forma de pancadas que tendem a ficar mais regulares no decorrer da segunda quinzena do mês. Em relação ao ano passado, o volume de outubro de 2024 chuva deve ser menor. 

Na região de Ribeirão Preto, a chuva de outubro deve privilegiar as áreas próximas da divisa com o Triângulo Mineiro. A região de Franca deve terminar o mês com um pouco mais de chuva do que média para o mês e ter chuva mais frequente do que as outras áreas do Norte de São Paulo. 

Na região de Campinas e de São Carlos, a chuva de outubro deve ficar dentro da média para o mês.

- Publicidade -
  • Frente fria e onda de calor: a passagem de frentes frias durante o mês de outubro não deve causar grande resfriamento no Interior paulista. Ainda há possibilidade de onda de calor preferencialmente na primeira quinzena do mês. 
  • Temperatura: a temperatura deve ficar um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo. 

Novembro 

  • Chuva: as pancadas de chuva serão mais frequentes do que em outubro. O volume de chuva na maioria das regiões do estado de São Paulo deve ficar dentro da média para o mês, incluindo a Grande São Paulo, o Litoral, a região de São Carlos, de Campinas e de Sorocaba.  

O Vale do Paraíba, a Mantiqueira e o Norte do estado de São Paulo devem receber um pouco mais de chuva do que o normal no decorrer do mês, com pancadas de chuva mais frequentes e volumosas. Com a chuva acontecendo com maior regularidade, já não teremos tantos eventos de ar extremamente seco e de fumaça. 

  • Temperatura: a previsão é de que em novembro seja mês com temperaturas dentro da média no Centro, Sul e Leste do estado de São Paulo. Áreas no Norte e Centro-Oeste terão um pouco mais de calor do que o normal. 

Dezembro 

  • Chuva: a previsão é de que todo o estado de São Paulo tenha um pouco mais de chuva do que a média. Isso significa que será um mês com chuva mais frequente, já com a contribuição de organização de corredores de umidade e até a possibilidade de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul. 
  • Temperatura: com aumento da chuva e da nebulosidade, a temperatura em dezembro deve ficar dentro da média em todas as áreas do estado de São Paulo. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Nova Odessa recebe encontro de caminhoneiros com música e exposição; veja local

Nova Odessa terá Festa das Nações; veja quando

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -