- Publicidade -
CotidianoJunho deve ter duas ondas de frio e pouca chuva; veja previsão

Junho deve ter duas ondas de frio e pouca chuva; veja previsão

ClimaTempo aponta ainda umidade abaixo de 30% e risco de queimadas

- Publicidade -

Uma das frentes frias em junho deve ser mais forte, segundo ClimaTempo (Foto: Denny Cesare/Código19)
Uma das frentes frias em junho deve ser mais forte, segundo ClimaTempo (Foto: Denny Cesare/Código19)

O mês de junho, que começou nesta quarta-feira (1º), tem previsão de duas ondas de frio e pouca chuva em Campinas. A informação é do Climatempo.

O mês deve ser o segundo mais seco do ano em Campinas, com previsão de acumulados de apenas 22,6 milímetros de chuva na cidade durante o período.

Por conta disso, segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% – o que pode trazer riscos à saúde, causando desconforto físico ou mesmo desencadeando doenças, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

Além disso, o tempo seco traz também risco de queimadas em Campinas e na região. No dia 21 de junho começa o Inverno, que também é seco e frio, mas sem previsão de frio intenso como ocorreu em maio (leia mais abaixo).

ONDAS DE FRIO

Segundo o Climatempo, a primeira onda de frio em junho é prevista entre os dias 6 e 7 deste mês, esfriando parte do centro-sul do Brasil. Mas a massa de frio forte que está no radar dos meteorologistas da Climatempo deve chegar ao país na segunda quinzena de junho.

E O INVERNO?

- Publicidade -

O agrometeorologista Celso Oliveira avalia que no Inverno deste ano as passagens das massas de frio serão frequentes, mas nem todas serão tão abrangentes como a da segunda quinzena de maio.

“Na intensidade, acho que sim. Mas não obrigatoriamente vai fazer frio o tempo todo. O frio poderá ser pior no Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso do Sul”, diz.

Mas Celso alerta que, até o fim de julho, é possível que o Brasil experimente novamente uma onda de frio parecida com a que gelou o país no começo da segunda quinzena de maio.

EM MAIO

Em maio, Campinas registrou um recorde de frio no ano, sendo 6,3°C no dia 18 de maio às 6h46, segundo o Cepagri, da Unicamp.

À tarde, Campinas registrou também no dia 18 a menor temperatura máxima para o mês de maio da série histórica, considerando dados desde 1989.

Segundo o Centro, a temperatura máxima ficou em torno de 14ºC no dia 18 de maio, sendo uma das menores de todos os registros. Por volta das 13h30, a máxima instantânea foi de 13,8°C.

O frio foi causado pelo avanço do ar de origem polar em todo o país. Na época, a frente fria vem acompanhada de um ciclone extratropical, que deve ficar parado por vários dias no oceano. (Com informações da EPTV Campinas e ClimaTempo)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -