- Publicidade -
CotidianoJunho vai ter frente fria ou onda de calor? Veja previsão para estado de SP

Junho vai ter frente fria ou onda de calor? Veja previsão para estado de SP

Após calor atípico no mês de maio, junho deverá ter uma “gangorra” em relação às temperaturas

- Publicidade -
- Publicidade -

Com a chegada do mês de junho, muitos já esperam o início do frio ‘de verdade’ no estado de São Paulo, durando por vários dias. Maio trouxe um calor atípico para a época do Outono, deixando dúvidas sobre o que esperar das condições do tempo no novo mês que se inicia.   

Depois de passar por uma onda de calor intensa em boa parte do Brasil, incluindo o Interior paulista, a atmosfera mudou. Além disso, junho é um mês de transição, com o Inverno marcado para ter início no dia 21.   

O meteorologista Vinicius Lucyrio, do Climatempo, trouxe em entrevista ao podcast AGROTalk uma previsão completa de como vai ficar o tempo no novo período.    

Junho vai ter frente fria em SP?   

Lucyrio define que o mês de junho deverá ter uma “gangorra” em relação às temperaturas. Porém, diferente do que foi em maio, as ondas de frio e frentes frias serão mais recorrentes ao longo do mês.     

Após a quebra do forte bloqueio atmosférico, as massas de ar frio que passarem pelo Sul do Brasil conseguem ganhar mais intensidade e chegar ao Sudeste, o que inclui São Paulo.   

O meteorologista espera que junho tenha de três a quatro frentes frias passando pelo Rio Grande do Sul, em que de duas a três podem chegar para o estado de SP durante o período.    

A tendência é que as temperaturas fiquem “mais comportadas”, porém não se descarta dias com termômetros acima da média durante o Inverno como um todo, principalmente a partir de agosto e setembro.    

- Publicidade -

E onda de calor?   

Vinicius Lucyrio aponta que a tendência é que convivamos com temperaturas mais baixas, sem previsão de ‘calorão’ intenso em boa parte do mês de junho como aconteceu em maio. Mesmo assim, regiões no estado de SP devem ter temperaturas acima da média, com cidades do Interior podendo ter dias com termômetros na casa dos 30°C. 

Mas ele destaca que essas condições do tempo não serão tão atípicas como o que ocorreu em maio, em que cidades paulistas ficaram acima dos 34°C em pleno Outono, por exemplo. O tempo deve ficar quente e seco em alguns dias, só que com temperaturas acima da média de forma “mais normal”, conforme ele explica.   

As regiões Centro, Norte e Oeste do Interior de SP devem ter temperaturas variando 1°C a 3°C acima do esperado. Já o resto do estado deve ter uma variação menor, com temperaturas um pouco acima da média em alguns momentos.    

Como fica a previsão de chuvas?   

O tempo prevalece muito seco no Brasil como um todo, característica típica da época. O meteorologista aponta que praticamente todo o Sudeste não tem chuva em junho, em que a amplitude térmica fica maior por conta disso.   

As precipitações devem ficar abaixo da média histórica em boa parte do Interior de SP, podendo ficar acima do normal apenas no Litoral paulista.   

Vinicius também aponta que o Inverno deste ano deve ser mais seco que o de 2023, reforçando o alerta e cuidados com queimadas. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Motoqueiro morre depois de bater em cavalo em rodovia

Paraquedista fica enroscado em fios de energia, pela 2ª vez em uma semana

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -