- Publicidade -
CotidianoJustiça Eleitoral convoca 9,9 mil mesários para eleições em Campinas

Justiça Eleitoral convoca 9,9 mil mesários para eleições em Campinas

Na região, a previsão é de que mais de 40 mil pessoas sejam convocadas para o primeiro turno, que ocorre em 02 de outubro; veja como se voluntariar

- Publicidade -

Justiça Eleitoral convoca 9,9 mil mesários para eleições em Campinas (Foto: Reprodução/EPTV)

A Justiça Eleitoral deu início ao processo de convocação de 9,9 mil mesários e auxiliares para atuar no primeiro turno das eleições deste ano, em Campinas. Ao todo, a região de Campinas prevê a convocação de 40,9 mil pessoas.

Segundo o órgão, as convocações podem acontecer de três formas, preferencialmente, via e-mail ou aplicativo de mensagens. Caso a Justiça não consiga entrar em contato com o eleitor por esses meios, enviará uma correspondência. Em todos os casos, o recebimento deve ser confirmado pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de SP.

Após a confirmação, o convocado tem até cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. O trabalho é obrigatório, mas a dispensa acontece em casos excepcionais e deve ser feita junto ao juízo eleitoral, mediante requerimento. 
  
LEIA MAIS
Campinas divulga atrações do aniversário da cidade em julho; confira 
Audiências do líder espiritual acusado de abuso sexual começam neste mês, em Campinas

De acordo com o órgão, não podem atuar como mesários pessoas que se encaixem nas seguintes categorias:

– Menores de 18 anos;

- Publicidade -

– Candidatos e seus parentes de até segundo grau;

– Membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva;

– Servidores da Justiça Eleitoral;

– Agentes das Polícias Civil e Militar;

– Agentes das Guardas Civis Municipais e Metropolitana;

– Agentes de Segurança Penitenciária, de Escolta e Vigilância Penitenciária.

Após as análises de dispensa, o TRE-SP deve publicar os editais de nomeação de todos os mesários e auxiliares no site até o dia 3 de agosto.

VOLUNTARIADO

De acordo com o TRE-SP, eleitores maiores de 18 anos e que estejam com situação eleitoral regular podem se voluntariar para trabalhar como mesários. Para isso, é necessário preencher uma ficha de inscrição na página do tribunal.

Para cada dia de trabalho como mesário e de treinamento preparatório, o eleitor tem direito a dois dias de folga, mesmo sendo funcionário de empresa privada. Nos dias de votação, ele ainda recebe um auxílio-alimentação de R$ 45.

Os treinamentos para mesário são realizados no formato online, em plataforma disponibilizada pela Justiça Eleitoral. 
 
LEIA TAMBÉM
4 dicas para tirar fotos do bebê

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -