Um homem, de 22 anos, foi preso na noite de ontem (4) em Campinas, após quebrar vidros de seis carros e furtar objetos dos veículos que estavam estacionados no bairro Mansões Santo Antônio. O assaltante já tinha passagem por furto e foi localizado com a ajuda do rastreador de um celular furtado. A prisão aconteceu depois de uma perseguição pelos bairros Taquaral e Chácara da Barra.
Segundo a Polícia Militar, algumas das vítimas estavam em uma feira noturna no bairro Mansões Santo Antônio, já outras são moradores que tinham deixado os veículos estacionados na rua. Uma das vítimas relata que encontrou o carro com vidro quebrado após voltar da feira.
“Desci para comer um pastel, e aí na hora que eu retornei ao carro, que eu havia estacionado ao lado da feira, o vidro traseiro, direito do meu carro havia sido arrebentado, quebrado .Notei no mesmo ato a falta de um celular que havia dentro do carro e diante disso acionei a Polícia Militar”, contou uma motorista, que preferiu não ser identificada.
LEIA MAIS
Policiais da Deic apreendem meia tonelada de cabos de energia, em Campinas
PUC-Campinas abre sindicância após supostos áudios de alunos de Direito contra nordestinos
Foram furtados dos carros objetos como mochilas, celulares e notebooks. Um dos aparelhos levado, no entanto, tinha rastreador, e ajudou a polícia a localizar o criminoso. O homem tentou fugir, mas foi detido após uma perseguição por bairros da região. No carro foram encontrados todos os pertences furtados dos outros veículos.
“Em posse dessa localização (do celular) a gente foi até o local que indicava e localizou um veículo Celta, que a gente já tinha informações que estava envolvido com a prática de furto. Tentamos abordá-lo e ele se evadiu em alta velocidade em diversas ruas pelo Taquaral até a Chácara da Barra, onde a gente conseguiu fazer a abordagem e detenção do criminoso”, explicou o policial Eduardo Mercadante.
A AÇÃO
Segundo a polícia, o criminoso usava uma lanterna para tentar identificar se havia objetos de valor dentro dos carros e utilizava um prego para fazer risco nos vidros e conseguir quebrar em seguida.
“Ele assume que fez a prática de furto, inclusive já tinha sido detido algumas semanas atrás praticando o mesmo delito”, relatou o policial, que fez alerta para os motoristas: “Tem que evitar deixar pertences dentro do interior do veículo. O veículo é vulnerável ao acesso e não tem como proteger um pertence deixado no interior do veículo, a pessoa quebra o vidro e consegue levar facilmente”, completou.
O caso foi apresentado no 1º DP (Distrito Policial) de Campinas e as vítimas reconheceram os objetos que estavam no carro do criminoso.
LEIA TAMBÉM
Horóscopo: confira a previsão para os signos nesta quarta-feira (05/10)