- Publicidade -
CotidianoLagarto é flagrado comendo ração de gatos em Monte Alegre

Lagarto é flagrado comendo ração de gatos em Monte Alegre

De acordo com o biólogo Marcelo Tonini, o Teiú-comum possui um comportamento oportunista e se alimenta de restos de comida, mas auxilia no controle de pragas

- Publicidade -

Lagarto é flagrado se alimentando em chácara de Monte Alegre do Sul (Foto: Cidinha Souza Pinto)

Uma moradora do bairro Chácaras Monte Alegre, da estância de Monte Alegre do Sul, flagrou um grande lagarto se alimentando nos recipientes de ração de seus gatos de estimação na última terça-feira (5). De acordo com Cidinha Souza Pinto, o réptil costuma aparecer com frequência e já foi avistado novamente na manhã desta quarta-feira (6).

- Publicidade -

Segundo Cidinha, o lagarto surge para se alimentar dos restos da comida deixada pelos gatos, e eles já estão acostumados com o réptil. O lagarto nunca feriu nenhum dos animais de estimação e costuma caminhar livremente pelo terreno da chácara.

“Durante o inverno, eles ficam recolhidos e, durante o verão, eles passeiam pela chácara. Eles estão bem acostumados aqui, porque há sobras dos alimentos dos gatos. Meus gatos não se importam com eles, mantêm uma distância segura. Nós estamos acostumados a conviver com os animais. A gente tem que respeitar os espaços deles, porque eles respeitam os nossos”, afirma Cidinha.

Controle de pragas

De acordo com o biólogo Marcelo Tonini, a espécie fotografada na chácara em Monte Alegre do Sul é um Teiú-comum. Com nome científico de Tupinambis merianae, o réptil possui um comportamento oportunista e costuma se alimentar com ratos, pequenos invertebrados, ovos, filhotes de galinha e frutas. Nesta época do ano, ele se prepara para colocar ovos e, por isso, comem tudo que encontram.

Em contrapartida, Tonini relata que o Teiú é um importante controlador de pragas no ambiente em que vive, e que atua como dispersor de sementes de árvores como a palmeira jerivá. Como o animal cava com facilidade, caso queira impedir a sua entrada em certos ambientes, Marcelo explica que a instalação de uma porta de madeira já resolve o problema.

- Publicidade -

Apesar de ser benéfico para o ecossistema, o Teiú possui um comportamento agressivo quando ameaçado. Com cerca de cem dentes na boca e uma longa cauda, o réptil pode morder ao ser capturado. Portanto, não é recomendada a captura do réptil, que deve ser realizada por um profissional ou pelo Corpo de Bombeiros.
 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -