- Publicidade -
CotidianoLei reconhece César Lattes, físico da Unicamp, como Herói da Pátria

Lei reconhece César Lattes, físico da Unicamp, como Herói da Pátria

Lei que homenageia cientista foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União

- Publicidade -

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou uma lei que inclui o físico Cesare Mansueto Giulio Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A Lei 14.839/2024 foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (11). 

Conhecido como César Lattes, o físico nasceu em 11 de julho de 1924, em Curitiba, e morreu em 8 de março de 2005, em Campinasonde viveu parte da sua vida trabalhando como professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)

O livro fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que foi construído em homenagem à democracia

Legado de César Lattes 

César Lattes se formou em física e matemática na USP (Universidade de São Paulo), em 1943. Junto a outros dois pesquisadores, Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, ele comprovou a existência da partícula menor que o átomo, chamada de méson pi (píon).  

Também foi um dos fundadores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Para homenagear o físico, o conselho nomeou a plataforma utilizada para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes de Plataforma Lattes.  

Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Criado em 1992, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é uma homenagem a brasileiros que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. Ele faz o registro perpétuo do nome de pessoas mortas há mais de 10 anos e que tenham sua inscrição determinada em lei aprovada pelo Congresso. As regras para a homenagem e inclusão estão previstas na Lei 11.597, de 2007. 

Também chamado de Livro de Aço, por conta do material em que é feito, a obra tem mais de 70 nomes inscritos, incluindo outras duas personalidades de Campinas: o maestro Carlos Gomes e a sindicalista Laudelina de Campos Melo. 

- Publicidade -

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Prefeitura de Piracicaba tem concursos públicos com salários de até R$ 8 mil

Você sabia que o cartunista Ziraldo inspirou a criação do Salão de Humor de Piracicaba?

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -