O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou uma lei que inclui o físico Cesare Mansueto Giulio Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A Lei 14.839/2024 foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (11).
Conhecido como César Lattes, o físico nasceu em 11 de julho de 1924, em Curitiba, e morreu em 8 de março de 2005, em Campinas, onde viveu parte da sua vida trabalhando como professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O livro fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que foi construído em homenagem à democracia.
Legado de César Lattes
César Lattes se formou em física e matemática na USP (Universidade de São Paulo), em 1943. Junto a outros dois pesquisadores, Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell, ele comprovou a existência da partícula menor que o átomo, chamada de méson pi (píon).
Também foi um dos fundadores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Para homenagear o físico, o conselho nomeou a plataforma utilizada para cadastrar cientistas, pesquisadores e estudantes de Plataforma Lattes.
Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Criado em 1992, o Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é uma homenagem a brasileiros que tiveram papel fundamental na defesa ou na construção do país. Ele faz o registro perpétuo do nome de pessoas mortas há mais de 10 anos e que tenham sua inscrição determinada em lei aprovada pelo Congresso. As regras para a homenagem e inclusão estão previstas na Lei 11.597, de 2007.
Também chamado de Livro de Aço, por conta do material em que é feito, a obra tem mais de 70 nomes inscritos, incluindo outras duas personalidades de Campinas: o maestro Carlos Gomes e a sindicalista Laudelina de Campos Melo.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Prefeitura de Piracicaba tem concursos públicos com salários de até R$ 8 mil
Você sabia que o cartunista Ziraldo inspirou a criação do Salão de Humor de Piracicaba?