- Publicidade -
Lazer e culturaVocê sabia que o cartunista Ziraldo inspirou a criação do Salão de Humor de Piracicaba?

Você sabia que o cartunista Ziraldo inspirou a criação do Salão de Humor de Piracicaba?

Ícone da cultura brasileira, Ziraldo participou da estreia do evento, em 1974, e de outras edições; artista morreu aos 91 anos no Rio de Janeiro

- Publicidade -

O Brasil perdeu neste sábado (6), aos 91 anos, um de seus mais aclamados artistas: Ziraldo, o cartunista, desenhista, escritor e jornalista, cujas obras marcaram a infância de diversas gerações. Conhecido por personagens icônicos como “O Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”, o artista deixou seu legado imortalizado não só nos livros infantis, mas também no Salão Internacional de Humor de Piracicaba. (Entenda mais abaixo)

Ziraldo esteve presente na primeira edição do Salão de Humor, em 1974, e depois participou de outras edições, sendo inclusive homenageado com uma exposição especial quando completou 90 anos.

- Publicidade -

O diretor do salão, Junior Kadeshi, conta que Ziraldo, ao lado do irmão Zélio, de Jaguar e de outros cartunistas, eram as mentes criativas do jornal ‘O Pasquim’, que inspirou o grupo piracicabano formado por Carlos Colonnese, Roberto Antônio Cêra, Luiz Antônio Lopes Fagundes, Fausto Longo, Adolpho Queiroz, Zélio e Hermelindo Nardin, além de Alceu Marozzi Righeto e Fortuna, a idealizar o Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Hoje, o festival é considerado o maior do Brasil no setor, e fez a cidade ser conhecida como a capital do humor gráfico no país.

Ziraldo no Salão de Humor de Piracicaba

Exposição Ziraldo 90 – Caricaturas do Mestre nos Traços de 90 cartunistas, no Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba (Foto: Reprodução/Prefeitura de Piracicaba)

De acordo com os registros históricos do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor Gráfico de Piracicaba), Ziraldo expôs trabalhos dos seus 30 anos de carreira na 9ª edição do Salão de Humor, em 1982. Também participou na edição de número 16, em 1989, sobre os 20 anos do jornal ‘O Pasquim’.

Em 1995, ele retornou à cidade para receber a medalha Reginaldo Fortuna pelos seus serviços ao humor do Brasil.

Já o cartaz oficial da 35ª edição do Salão de Humor, de 2008, foi assinado por Ziraldo junto a Millôr Fernandes. Ziraldo também fez a arte do cartaz do 16º Salãozinho de Humor.

O cartunista também reproduziu, em Piracicaba, o famoso Mural do Canecão, no Rio de Janeiro, no 28⁰ Salão, em 2021. Em 2022, na 49ª edição, foi homenageado com a exposição Ziraldo 90, em comemoração aos seus 90 anos, com curadoria do cartunista Edra.

- Publicidade -

Homenagem

Para a edição de número 51 do festival, que será inaugurada no dia 30 de agosto, Kadeshi estuda alguma ação para homenagear Ziraldo. “Vamos pensar uma forma de rememorar o legado desta pessoa tão importante para a existência e consolidação do nosso salão”, disse.

As inscrições de trabalhos para a edição deste ano podem ser feitas pelo site oficial do evento até o dia 16 de junho (clique aqui). Por lá, é possível preencher a ficha de inscrição e consultar o regulamento, que dispõe sobre datas, regras de participação, premiação e outras informações sobre o festival.

Já os trabalhos podem ser enviados por correio ou transportadora, por e-mail ou pessoalmente no Cedhu, que fica no prédio administrativo do Engenho Central.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON CAMPINAS

Calor extremo quebra recorde pelo 10º mês seguido

Além de Campinas, vacina bivalente contra covid-19 esgota em 5 cidades da região

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -