- Publicidade -
CotidianoLista mostra cidades da região entre as mais preparadas para o 5G

Lista mostra cidades da região entre as mais preparadas para o 5G

Estudo ‘Cidades Amigas do 5G’ coloca Americana e Indaiatuba em destaque na implantação da internet mais rápida

- Publicidade -

Duas das 10 cidades brasileiras mais preparadas para garantir a oferta da internet 5G são da região de Campinas. Além de Americana, na 1ª, Indaiatuba, na 4ª colocação, também aparece no ranking, que tem ainda Mogi Guaçu, na 6ª, e Itu, na 9ª posição. A lista foi feita pelo estudo “Cidades Amigas do 5G” e indica nove municípios paulistas entre os primeiros colocados.

- Publicidade -

O levantamento mapeou os lugares que mais adotam medidas para tornar possível a oferta e a expansão dos serviços de telecomunicações no Brasil. Atualmente, o 5G já está disponível em 128 locais do território paulista, o que corresponde a uma de cada quatro cidades com a tecnologia. Maior município da região metropolitana, Campinas ficou no 165º lugar. Veja o top 10:

1 – Americana

2 – Jacareí

3 – Pindamonhangaba

4 – Indaiatuba

- Publicidade -

5 – Jaú

6 – Mogi Guaçu

7 – Bauru

8 – Porto Alegre (RS)

9 – Itu

10 – Araraquara

LEIA TAMBÉM

Entenda como nova frente fria e chuvas vão alterar o tempo em SP

Loja de hortifrúti é lacrada por irregularidades em obra, em Campinas

Como foi feita a avaliação?

O ranking foi feito e divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas do setor. Ao todo, foram avaliados 201 municípios brasileiros com mais de 150 mil habitantes. Foram medidas as restrições e a burocracia, assim como o prazo e a onerosidade das legislações para implantação das chamadas ERBs (Estações Rádio Base) e das redes subterrâneas ou aéreas. Em detalhe:

Restrições e prazo: peso 3

Onerosidade e a burocracia: peso 1,5

Resultado e processo

Com base nisso, Campinas teve nota 2,9 e por isso aparece com uma classificação inferior à do ano passado, quando figurou na 106ª colocação. A líder Americana, por exemplo, obteve 4,5 de nota. Já Indaiatuba, a 4ª melhor posicionada, teve nota 4,4. Mogi Guaçu e Itu tiveram 4,4 e 4,3, respectivamente.

Os resultados comprovam a necessidade de atualização das leis em cada lugar, já que a chamada “Lei das Antenas” determina em quais lugares as antenas poderão ser instaladas pelo setor privado. O processo envolve as prefeituras, mas também requer esforços e mobilização de cada um dos poderes legislativos.

Atualmente, em Campinas, as antenas 3G e 4G de estão distribuídas em pontos específicos da cidade. Com a 5G, as estruturas de 10 metros continuarão existindo, mas em menor quantidade e mais modernas. Em agosto, 15 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) contavam com a tecnologia. Entre eles, Campinas, Hortolândia e Paulínia (veja a lista aqui).

De acordo com o Estado, as novas antenas serão menores, quase do tamanho de caixas de sapato. Elas poderão ser instaladas em paradas de ônibus, semáforos e pontos estratégicos. O 5G, diferente da geração anterior, oferece navegação até 100 vezes mais rápida, mas exige um número de antenas 10 vezes maior.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA MAIS

Por quanto tempo o presidente Lula vai ficar afastado?

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -