Com todos os leitos de UTI infantil ocupados, o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou nesta sexta-feira (12) que suspendeu as cirurgias eletivas em crianças, que são aquelas previamente agendadas. Segundo o hospital, a suspensão ocorreu de forma gradativa conforme a demanda na unidade foi aumentando.
O HC continua fazendo apenas cirurgias de urgência e as cardíacas em crianças. Antes, eram realizadas cerca de 12 cirurgias eletivas por semana, que precisaram ser interrompidas. Normalmente, essas cirurgias agendadas envolvem, por exemplo, problemas renais, hérnias e alteração de fígado.
A pressão por leitos infantis se estende ainda para os outros hospitais públicos em Campinas (saiba mais abaixo).
Lotação nos leitos infantis no HC da Unicamp
Veja como está a ocupação dos leitos infantis nesta sexta-feira (12) no HC da Unicamp:
UTI
- Capacidade: 22
- Internados: 22
Enfermaria
- Capacidade: 49
- Internados: 48
Entenda a lotação
Essa lotação em unidades hospitalares é um problema sazonal. As doenças respiratórias, mais comuns nesta época do ano, são o principal motivo desse aumento na procura por atendimento médico e, consequentemente, nas internações.
A superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, confirmou que o aumento de infecções pulmonares, que leva muitas vezes à necessidade de internação dos pacientes, acaba diminuindo a rotatividade dos leitos. “A procura pelo Pronto Socorro, não só o nosso mas de toda a rede da RMC (Região Metropolitana de Campinas), aumentou, em uma média de 50% a 60%”, disse em entrevista à EPTV Campinas.
Ela ainda conta que o HC da Unicamp é referência para casos de alta complexidade, assim como por procura espontânea, por isso a demanda grande e a necessidade de muitas vezes, nesse período, suspender as cirurgias eletivas.
O Departamento Regional de Saúde de Campinas também afirmou que esse aumento na procura e ocupação é esperado por causa das doenças respiratórias da época. Por conta disso, estudam soluções para a situação e há um projeto de ampliação de leitos em análise.
Situação também é crítica na Rede Mário Gatti
A ocupação dos leitos infantis na Rede Mário Gatti também continua crítica, em que a UTI está lotada. Desde ontem, pais, mães e responsáveis estavam tendo que lidar com as crianças muito debilitadas e horas de espera. Veja o cenário:
UTI infantil Ouro Verde
- Capacidade: 15
- Internados: 15
UTI Mário Gattinho
- Capacidade: 14
- Internados: 14
- 33 leitos da enfermaria também ocupados
O diretor-técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca, disse ontem em entrevista à EPTV que o pronto-atendimento têm capacidade de receber e atender as crianças mesmo com essa lotação dos leitos infantis. A demanda de atendimento na porta do hospital está cerca de 50% maior do que em outras épocas, e nas segundas-feiras chega a 100% a mais.
E os hospitais particulares?
Nos hospitais particulares, a ocupação dos leitos já preocupa. A Casa de Saúde e o Hospital Vera Cruz estão com 90% dos leitos infantis ocupados.
Já o Hospital Centro Médico de Campinas tem taxa de ocupação em enfermaria de aproximadamente 90%, e UTI Pediátrica de 65% em média.
*Com informações de Gabriela Ferraz/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Limeira tem festival gastronômico gratuito com música ao vivo; veja local
Roberta Campos fará show em Piracicaba nesta sexta-feira; veja como adquirir ingressos