- Publicidade -
CotidianoMário Gattinho começa a fazer procedimentos cirúrgicos

Mário Gattinho começa a fazer procedimentos cirúrgicos

A Unidade Pediátrica Mário Gattinho começou ontem (10) a fazer procedimentos cirúrgicos. Duas salas cirúrgicas estão disponibilizadas

- Publicidade -

A Unidade Pediátrica Mário Gattinho começou ontem (10) a fazer procedimentos cirúrgicos. Duas salas cirúrgicas estão disponibilizadas para procedimentos em crianças, com apoio de três leitos de recuperação pós-anestésica. Quatro crianças, com idades de 5 a 8 anos, passaram por cirurgia na manhã de ontem.

Duas foram submetidas a postectomia (remoção da pele que cobre a glande do pênis, chamada fimose), uma a orquidopexia (corrige a posição anormal dos testículos, fixando-os na bolsa testicular), além de uma cirurgia de urgência, de torção testicular.

A previsão é que até a próxima sexta-feira (13), sejam feitos quatro procedimentos eletivos por manhã, além das urgências que chegarem ao pronto-socorro. A proposta, segundo a secretaria de Saúde, é ampliar o número de procedimentos, uma vez que o centro cirúrgico tem capacidade para realizar oito cirurgias por período, ou seja, 16 cirurgias de pequeno porte por dia.

Quais procedimentos serão feitos no centro cirúrgico do Mário Gattinho?

O centro cirúrgico do Mário Gattinho será dedicado aos procedimentos da especialidade cirurgia pediátrica que trata deformidades congênitas ou adquiridas, lesões traumáticas ou doenças adquiridas. As mais comuns são hérnias inguinal e umbilical, fimose, tumores, hipospádia (má formação do canal da uretra, que se desenvolve em local diferente de onde deveria estar). As cirurgias das demais especialidades seguirão ocorrendo no centro cirúrgico do Mário Gatti.

O Hospital Mário Gatti realizou, no ano passado, 667 procedimentos em pacientes de até 16 anos e em 2024, até julho, foram 331. A maioria das cirurgias são eletivas, ou seja, agendadas. Entre os procedimentos mais realizados estão postectomia, hérnia umbilical, apêndice e hérnia inguinal.

As salas cirúrgicas do Mário Gattinho vinham sendo mantidas como reserva técnica para serem transformadas em UTI ou enfermaria, de acordo com a necessidade de leitos, no período de sazonalidade das doenças respiratórias. Nesse tempo, crianças que precisaram de cirurgias faziam os procedimentos no Mário Gatti.

Números do Mário Gattinho

Desde que começou a funcionar em dezembro de 2022, a unidade pediátrica já realizou 110 mil atendimentos de urgência e emergência. Responsável por um terço dos atendimentos pediátricos da Rede Mário Gatti, a implantação da unidade foi importante para aumentar a infraestrutura de atendimento às crianças, que passaram a contar com 56 leitos, 13 a mais em relação ao que existia no quarto andar do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde funcionavam a enfermaria e a UTI pediátricas.

O Mário Gattinho conta com 27 leitos de enfermaria (dos quais 11 para lactentes e um de isolamento), 14 de UTI, três para recuperação pós-anestésica, três leitos dia, além da estrutura de apoio ao pronto-socorro, com sete leitos de retaguarda e dois de urgência.

- Publicidade -

Desde o início do funcionamento, em 20 de dezembro de 2022, a unidade pediátrica já fez 110 mil atendimentos de urgência e emergência.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Candidato à Prefeitura de Piracicaba, Barjas Negri, foca em educação e diz que prevenção de desastres no rio Piracicaba cabe ao Estado

Caminhão tanque perde freio e invade casa em Piracicaba

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -