- Publicidade -
CotidianoMassa de ar seco toma conta do Interior de SP até quarta-feira

Massa de ar seco toma conta do Interior de SP até quarta-feira

A previsão é de que uma massa de ar seco impulsione a elevação na temperatura, enquanto a umidade do ar deve começar a cair

- Publicidade -

Após alguns dias mais amenos e que registrou até chuva, o tempo seco e o calor devem se intensificar pelo estado de São Paulo nesta semana e ao longo dos próximos dias. A previsão do tempo é de uma massa de ar seco impulsione a elevação na temperatura, enquanto a umidade do ar deve começar a cair principalmente a partir desta segunda-feira (23).

Chegada de massa de ar quente e seco

Ao longo dos próximos dias, uma nova massa de ar quente e seco vai ganhar força e predominar no estado. De acordo com a previsão do tempo indica que hoje (23) o dia será extremamente quente em todo o estado de São Paulo com cidades registrando temperaturas máximas de 38ºC na região de Campinas.

Ontem, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial para o início de uma onda de calor com temperaturas de até 5º C acima da média. O calorão segue por todo o Interior de São Paulo até pelo menos a quarta-feira (25).

Veja algumas cidades com alerta para perigo potencial por causa da massa de ar seco:

  • Itu
  • Jundiaí
  • Campinas
  • Tatuí
  • Itapetininga
  • Marília
  • Bauru
  • Araçatuba
  • Presidente Prudente
  • São José do Rio Preto
  • São Paulo e as cidades da Grande SP também estão no alerta.

Como vai ser a Primavera no estado de SP 

Uma característica básica da Primavera é o aumento do calor. O Hemisfério Sul tem naturalmente um aquecimento maior porque ocorre um aumento da insolação, segundo o Climatempo.  

“Isso quer dizer que o número de horas de sol para aquecer o ar vai aumentando cada vez mais até o fim da estação. Assim, o predomínio de dias quentes é normal durante a Primavera. Recordes de calor, temperaturas extremas também são comuns nesta estação e grande parte do Brasil”, informa a previsão.  

Mas o serviço de meteorologia destaca que esta Primavera, como no ano passado, acontece em um ambiente planetário mais quente. O ano de 2024 também vem batendo recordes de calor na atmosfera e no oceano, como aconteceu em 2023. 

A previsão, até o momento, é de um de La Niña fraco durante a estação, com efeitos que serão mais notados em novembro e em dezembro, aumentando as condições para chuva em áreas do Sudeste. 

Veja a previsão mês a mês, segundo o Climatempo: 

Outubro  

  • Chuvas: para o mês de outubro, a previsão é de chuva dentro a um pouco acima da média no Sul e extremo Norte de São Paulo. O Centro-Oeste do estado deve ter menos chuva do que a média normal. A chuva deve acontecer especialmente na forma de pancadas que tendem a ficar mais regulares no decorrer da segunda quinzena do mês. Em relação ao ano passado, o volume de outubro de 2024 chuva deve ser menor. 

Na região de Ribeirão Preto, a chuva de outubro deve privilegiar as áreas próximas da divisa com o Triângulo Mineiro. A região de Franca deve terminar o mês com um pouco mais de chuva do que média para o mês e ter chuva mais frequente do que as outras áreas do Norte de São Paulo. 

Na região de Campinas e de São Carlos, a chuva de outubro deve ficar dentro da média para o mês.

- Publicidade -
  • Frente fria e onda de calor: a passagem de frentes frias durante o mês de outubro não deve causar grande resfriamento no Interior paulista. Ainda há possibilidade de onda de calor preferencialmente na primeira quinzena do mês. 
  • Temperatura: a temperatura deve ficar um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo. 

Novembro 

  • Chuva: as pancadas de chuva serão mais frequentes do que em outubro. O volume de chuva na maioria das regiões do estado de São Paulo deve ficar dentro da média para o mês, incluindo a Grande São Paulo, o Litoral, a região de São Carlos, de Campinas e de Sorocaba.  

O Vale do Paraíba, a Mantiqueira e o Norte do estado de São Paulo devem receber um pouco mais de chuva do que o normal no decorrer do mês, com pancadas de chuva mais frequentes e volumosas. Com a chuva acontecendo com maior regularidade, já não teremos tantos eventos de ar extremamente seco e de fumaça. 

  • Temperatura: a previsão é de que em novembro seja mês com temperaturas dentro da média no Centro, Sul e Leste do estado de São Paulo. Áreas no Norte e Centro-Oeste terão um pouco mais de calor do que o normal. 

Dezembro 

  • Chuva: a previsão é de que todo o estado de São Paulo tenha um pouco mais de chuva do que a média. Isso significa que será um mês com chuva mais frequente, já com a contribuição de organização de corredores de umidade e até a possibilidade de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul. 
  • Temperatura: com aumento da chuva e da nebulosidade, a temperatura em dezembro deve ficar dentro da média em todas as áreas do estado de São Paulo. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Apostas da região ganham bolada na Mega-Sena; veja cidades

Nova Odessa recebe encontro de caminhoneiros com música e exposição; veja local

Nova Odessa terá Festa das Nações; veja quando

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -