- Publicidade -
CotidianoMatrículas no Ensino Médio na região de Campinas caem 8,2%

Matrículas no Ensino Médio na região de Campinas caem 8,2%

MEC e Inep divulgaram hoje (22) em Brasília (DF) os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2023; matrículas do ensino técnico cresceram

- Publicidade -
- Publicidade -

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgaram hoje (22) em Brasília (DF) os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2023. Segundo o balanço, a região de Campinas, especificamente, apresentou crescimento de 1,7% no número de matrículas em creche e pré-escola, mas queda de 1,2% no Ensino Fundamental e de 8,2% no Médio.

Leia também: Concursos da Caixa têm editais divulgados; 10 vagas são para Campinas

No estado de São Paulo, especificamente, 42% dos professores são contratados e concursados.

Creches

O PNE (Plano Nacional de Educação) tinha como meta colocar no mínimo 50% das crianças até 3 anos em creches para beneficiar o desenvolvimento infantil e dar oportunidade para as mães voltarem a trabalhar. Hoje, 41% dessa faixa está matriculada, com 4,1 milhões em creche.

- Publicidade -

Quanto à estrutura das escolas de educação infantil brasileiras, o Censo aponta que:

  • 57,7% têm banheiros adequados para crianças
  • 41,8% têm materiais para atividades artísticas
  • 6,7% têm quadra de esportes

Escolaridade

Ainda em relação aos dados nacionais, 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não frequentam nenhuma instituição de educação básica. E, considerando todas as faixas etárias, são 68.036.330 cidadãos sem nenhum escolarização.

Quanto ao EJA (Ensino de Jovens e Adultos), a quantidade de matrículas caiu 7%. Mas, a maior evasão escolar, entretanto, ficou com o Ensino Médio com 7% dos estudantes abandonado as salas de aula do 1º ano e 4,1% sendo reprovados.

Por outro lado, houve aumento de 20,4% para 21,9% na rede pública e de 9,1% para 11% na rede privada em relação à educação em tempo integral no Ensino Médio. Ainda de acordo com o Censo, 1 em cada 5 alunos do Ensino Médio estuda em tempo integral.

Já a quantidade de matrículas que mais cresceram foram as do Ensino Técnico, com um aumento de 12% e 2.413.825 de estudantes matriculados.

Enquanto a porcentagem de matrículas nas escolas privadas cresceu 4,7%, com cerca de 423 mil novos estudantes, a da rede pública perdeu 500 mil alunos.

O ministro da Educação, Camilo Santana, apontou que uma das medidas que o governo federal está incentivando a educação brasileira é o Programa Pé-de-Meia – bolsa financeira para estudantes de baixa renda que estiverem matriculados na escola.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

O que muda com o novo CPF?

Instagram e Threads reduzirão alcance de conteúdo político

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -