- Publicidade -
CotidianoMinistério Público abre investigação sobre as causas do incêndio no Pico das Cabras

Ministério Público abre investigação sobre as causas do incêndio no Pico das Cabras

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil nesta sexta-feira (13) para investigar o incêndio que atingiu o Pico das Cabras

- Publicidade -

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil nesta sexta-feira (13) para investigar o incêndio que atingiu o Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas. O objetivo principal do inquérito instaurado pela promotora de Justiça Luciana de Carvalho, é apurar as causas do fogo, os danos ambientais causados e identificar os responsáveis pelo ocorrido.

O incêndio no Pico das Cabras, que teve seu foco inicial detectado na última segunda-feira, já é alvo de uma investigação criminal, que teve um suspeito preso. A prisão em flagrante do detido foi convertida em preventiva.

A promotora de Justiça Luciana de Carvalho, que atua na esfera cível em Campinas, disse que é preciso compreender a origem do incêndio e suas consequências. Além de investigar os danos ambientais, a promotora também pretende assegurar que as medidas necessárias para a reparação dos danos sejam adotadas.

Inquérito sobre o Pico das Cabras

Em busca de informações detalhadas, o inquérito requisitou à Polícia Militar Ambiental dados sobre o foco inicial do incêndio e a sua causa, além de um levantamento das áreas afetadas. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) também foi convocada para fornecer informações sobre a autorização de uso do fogo em práticas agrícolas nos municípios de Campinas e Morungaba durante o mês de setembro.

A promotora ainda solicitou acesso ao boletim de ocorrência relacionado ao incêndio, bem como ao auto de prisão e apreensão dos materiais encontrados com o suspeito. A Prefeitura de Campinas e o Corpo de Bombeiros também serão consultados para fornecer suas contribuições sobre o caso.

Combate a focos de incêndio seguem no local

A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros seguem monitorando os focos de incêndios nos distritos de Joaquim Egídio e Sousas. Agentes da Defesa Civil atuaram na região, que fica no limite entre Campinas, Itatiba e Morungaba, para conter focos de incêndio que atingem a região desde segunda-feira.


A força-tarefa também é composta pela secretaria de Serviços Públicos e a Sanasa, que apoiam a operação com homens e maquinários. Dois helicópteros, o Águia, da Polícia Militar, e outro contratado por fazendeiro da região, também auxiliam a apagar focos em locais de difícil acesso.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o trabalho de combate aos focos de incêndio tem sido realizado de maneira integrada entre diversos órgãos, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros. As equipes da Prefeitura voltam ao trabalho amanhã cedo para continuar a auxiliar a corporação, mas segue à disposição do Corpo de Bombeiros durante a noite, para o caso de haver algum desdobramento.

- Publicidade -

Furtado destacou que a maior preocupação no momento tem sido com Itatiba e Morungaba. “Temos uma grande apreensão com os focos de incêndio que ainda persistem em Campinas, mas o foco maior está localizado nos municípios vizinhos”, afirmou.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Risco de incêndio: Governo de SP prorroga fechamento do Horto de Tupi e Estação de Ibicatu

Veja como foi a entrevista com o candidato à Prefeitura de Piracicaba, Helinho Zanatta

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -