- Publicidade -
CotidianoMinistro Marcos Pontes visita Campinas para lançamento de nova plataforma

Ministro Marcos Pontes visita Campinas para lançamento de nova plataforma

Segundo ele, ideia é implementar centros de inovação que vão conectar profissionais de todo Brasil

- Publicidade -

 

Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes esteve em Campinas (Foto: Heitor Moreira/EPTV Campinas)
Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes esteve em Campinas (Foto: Heitor Moreira/EPTV Campinas)

- Publicidade -

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, esteve na manhã de hoje (20), em Campinas, para o lançamento da chamada pública que vai incentivar a implementação de centros de inovação no país. A cerimônia aconteceu no Instituto de Pesquisas Eldorado, na Cidade Universitária no distrito de Barão Geraldo.

O QUE PROPÕE A CHAMADA PÚBLICA

A chamada pública destinará recursos para a implementação de centros de inovação que vão funcionar como um “hub”, ou seja, uma plataforma que irá reunir o ecossistema de inovação no Brasil gerando novas ideias, projetos e pesquisas para o setor por meio da ciência e tecnologia.

Os recursos para a modernização e implementação destes laboratórios são do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) disponibilizados por meio da FINEP (Financiadora de Estudo e Projetos), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

COMO FUNCIONA NA PRÁTICA 

- Publicidade -

O ministro aproveitou a oportunidade para explicar na prática como irá funcionar a plataforma. “Imagine uma startup que começou em um centro de inovação na Amazônia. Ali tem dois engenheiros e um químico desenvolvendo um novo tipo de cerâmica que mantém a temperatura constante usando nanotecnologia e é biodegradável”, explicou. 

“Se esse produto é considerado viável para o mercado, é um produto que vale a pena investir, o que a gente tem que transformar é conhecimento em nota fiscal. Se o acabamento ainda não está bom e é necessário conhecimento em tecnologia de materiais, onde tem uma equipe de cientistas que consegue resolver esse problema?”, complementou Pontes. 

Ainda segundo o ministro, conectado a plataforma, a startup poderá pedir ajuda de outros profissionais do Brasil. “A partir daí, uma equipe de três pessoas, terá um grupo enorme de cientistas por trás”, concluiu ele.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -