Alvos frequentes de furtos devido ao valor no mercado ilegal, as partes de monumentos e esculturas de Campinas podem ser substituídas por materiais sem valor comercial. A proposta foi enviada pela pasta de Cultura e Turismo ao Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) da cidade.
“A ideia é avaliar se bustos e peças de bronze podem ser substituídos pelo material alternativo para evitar furtos e atos de vandalismo nos monumentos”, diz o comunicado da Administração. Com isso, as partes seriam produzidas por uma empresa, que garantiria que os aspectos visuais seriam mantidos.
O objetivo é criar uma solução para a substituição do bronze, visado por ladrões devido ao alto valor. As trocas, porém, dependeriam de estudos. “Ainda não é possível dizer o que seria feito com as peças e esculturas que estão atualmente em exibição em áreas públicas; ou mesmo quais seriam substituídas”, diz.
Campinas tem 115 monumentos tombados como patrimônio pelo Condepacc.
Furtos causam prejuízos frequentes em Campinas
Campinas tem sofrido com furtos e atos de vandalismo em monumentos, mas também em estruturas como banheiros, terminais e parques. “A Prefeitura gasta cerca de R$ 1 milhão por ano para a reposição de peças, equipamentos e limpeza de patrimônios que são atos de vandalismo”, detalha o Executivo Municipal.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Reforma do Varejão Municipal de Piracicaba está em fase final