Os moradores da Rua Professor João de Barros, no Jardim Monte Cristo, em Campinas, estão no clima para a estreia do Brasil na Copa do Mundo nesta quinta-feira (24). Os vizinhos se mobilizaram para pintar e enfeitar a via e vão acompanhar juntos o jogo da Seleção Brasileira contra a Sérvia. O mesmo deve acontecer nas próximas partidas da primeira fase e nas eliminatórias, caso o Brasil avance.
A rua foi pintada com a taça da Copa e as cores do Brasil dias antes do jogo. “Não vai ser fácil, mas estou confiante para o jogo de hoje. Vai ser dois a zero para o Brasil”, diz o comerciante José Nilson de Souza, responsável por mobilizar o grupo, que conta com idosos, crianças e famílias inteiras. Na manhã de hoje, horas antes do início da partida, os moradores já estavam na rua.
Dono de um bar, Nilson recebia os amigos e conhecidos no local por volta de meio-dia. “Nervosismo à flor da pele. Estamos à espera aí do Brasil. Vai ser 3 a 1”, disse um dos torcedores. “Coração tá bem nervoso, mas a expectativa é de um bom jogo. 3 a 0. Vai ter gol do Neymar e do Richarlison”, apostou outro.
LEIA TAMBÉM
Telão da Copa do Mundo em Campinas: veja tudo o que você precisa saber
Veja como fica o trânsito e operação de ônibus em Campinas na estreia do Brasil na Copa
NA VILA MIGUEL VICENTE CURY
Na Vila Miguel Vicente Cury, a decoração também foi realizada dias antes para a partida desta quinta, entre Brasil e Sérvia. A pintura contou com o esforço de 15 vizinhos, que se uniram para pintar a bandeira do Brasil na Rua Uapixanas.
De acordo com a funcionária pública Renata Ferreira, a decoração já se tornou uma tradição no bairro. “Há anos fazemos essa pintura em tempos de Copa do Mundo e a ideia surgiu do meu marido. Aí uns dias antes fazemos um rateio entre os moradores para comprar tintas e os itens necessários”, comenta.
Após a vaquinha para adquirir os produtos necessários, todos decidiram se juntar no feriado do Dia da Proclamação da República e colorir a via para a torcida do hexa. O resultado foi tão positivo, que a decoração não parou por aí.
“A empolgação foi tamanha que no final da semana passado compramos bandeirinhas e enfeitamos a rua com elas”, afirma Renata. Apesar de ter se tornado uma tradição no bairro, algumas crianças que participaram este ano da pintura verão uma Copa do Mundo pela primeira vez. Esse é o caso do pequeno Joaquim, vizinho de Renata, que participou com um ano e meio de idade.
Com a via devidamente preparada para esta quinta-feira, a festa já está programada. “Agora para o dia dos jogos estamos combinando de fechar a rua, colocar a TV e fazermos um churrasco para comemorar a vitória”, diz Renata (LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI).
PROJETO SOCIAL EM HORTOLÂNDIA
Em Hortolândia, a preparação para os jogos da Copa do Mundo do Catar contou com a ajuda de cerca de 60 crianças do Projeto Águia, iniciativa social que existe há 12 anos e faz ações esportivas, culturais e educacionais para as crianças e jovens, de seis a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com Rêgi Águia, fundador e voluntário do projeto, a pintura aconteceu no dia 10 de novembro, na Vila São Pedro. A decoração pode ser observada entre as ruas Sérgio Franco Giraldes e Francisco Martins Gimenez.
Ainda segundo Rêgi, essa foi a primeira vez que as crianças do projeto fizeram algo parecido. “É a primeira vez. Fiz quando na infância, sempre neste mesmo bairro, pintávamos as ruas. Era tradição. O objetivo foi resgatar isso. E ensinar às crianças e jovens a importância de um evento como este”, reforça.
LEIA TAMBÉM
Uruguai estreia com empate; confira jogos desta quinta