Moradores de Indaiatuba relataram pânico durante o temporal que destelhou um galpão no Jardim Hubert, durante a tarde desta segunda-feira (13). A estrutura metálica do estabelecimento foi arrancada pela força do vento, chegando a encobrir quatro casas e atingindo um motorista que passava com o carro pelo local.
De acordo com a Defesa Civil, o material soltou e atingiu as quatro residências. Ao todo 13 pessoas foram socorridas e uma com escoriações leves foi encaminhada ao pronto atendimento. A casa mais atingida precisou interditada preventivamente e os moradores dos imóveis estão abrigados em casa de parentes.
O motorista que teve o carro atingido pelo telhado de zinco ainda abalado, conta que por pouco não foi atingido pela estrutura.
“Meu carro parece que saiu do chão. Bateu e só vi o ferro entrando, atravessou o carro de um lado para o outro. O ferro passou do lado, se pega em mim não estava aqui agora”, relatou Thiago Brito. Ele foi socorrido com corte na cabeça.
Já um morador de uma das casas que ficou encoberta pela estrutura relatou que mesmo protegido dentro do imóvel o susto também foi grande.
“Deu muito medo, minha esposa começou a chorar, deu tremedeira nela, a casa começou a tremer também. Não sei nem quantos por hoje que se passa um vento desse. Quando olhei para cá achei que era minha casa que tinha soltado o telhado, mas vi que era zinco, então não era minha casa e vi que era do barracão”, disse o aposentado Carlos Alves Martins.
Os responsáveis pelo galpão informaram que aguardam a perícia para saber o que fazer. Os trabalhos prosseguem na retirada dos escombros nesta terça-feira (14).
DESABRIGADOS
Moradores dos imóveis aguardam a retirada da estrutura, sem conseguir ter acesso ao interior das residências. O preparador de máquinas Fernando Oliveira conta que a família saiu sem nada.
“No momento minha filha estava dentro de casa, viu tudo a cobertura vindo para cima de casa, foi muito assustador. Mas graças a Deus não aconteceu nada, foi um livramento. Saímos só com a roupa do corpo, estamos na casa de amigos esperando a retirada do telhado e a Defesa Civil para saber se não tem risco”, relatou.
O TEMPORAL
A estrutura de metal foi arrastada por aproximadamente 50 metros até atingir as casas do outro lado da rua. O telhado também atingiu postes que caíram rompendo cabos e prejudicando fornecimento de energia elétrica na região. Muros também foram destruídos. Dois carros estão em baixo dos escombros.
Segundo a Defesa Civil, o temporal foi localizado e atingiu mais a zona Sul do munícipio, onde aproximadamente além da estrutura metálica, 20 árvores caíram e devido a força do vento.
“No início da manhã desta terça-feira (14) a Defesa Civil está trabalhando com o Corpo de Bombeiros na remoção dos escombros. A estrutura do imóvel será reavaliada. Não há via interditada e as equipes da secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente estão providências as retiradas das árvores e limpezas necessárias”, afirmou o órgão.
LEIA TAMBÉM
Risco de surto de Sarampo é o maior em 30 anos; entenda