- Publicidade -
CotidianoMorre tia Odette, maior vencedora do atletismo de Campinas

Morre tia Odette, maior vencedora do atletismo de Campinas

Atleta treinava os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército há mais de 40 anos; também trabalhou na Prefeitura por três décadas

- Publicidade -

*Matéria atualizada às 12h15 do dia 27 de novembro de 2023

A maior vencedora do atletismo de Campinas, Odette Valentim Domingos, morreu nesta segunda-feira (27) aos 86 anos no Hospital Madre Theodora. Tia Odette, como preferia ser chamada, era a professora de educação física mais querida da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), onde trabalhou por mais de 40 anos. Também foi professora de educação física pela Prefeitura de Campinas, onde atuou por 30. O velório será no Cemitério da Saudade das 8h às 10h desta terça (28).

- Publicidade -

Carreira

Odette teve o privilégio de carregar a tocha olímpica em Campinas, em 20 de julho de 2016, no prelúdio dos Jogos Olímpicos no Brasil. Fez questão de carregá-la mesmo estando doente (na época) e em uma cadeira de rodas.

Foi campeã em provas de arremesso de peso e de disco nos jogos abertos de interior diversas vezes, dos jogos regionais, paulista, brasileiro; penta campeã sul-americana e master; pentacampeã em pan-americanos e pentacampeã mundial, atingindo o recorde de 53 metros no lançamento de disco, chegando muito próximo de participar das Olimpíadas de 1964, no Japão, de acordo com informações fornecidas pelo Exército Brasileiro.

- Publicidade -

“Tia Odette foi sempre muito ligada a nossa EsPCEx, contribuindo de forma marcante para a formação de diversas gerações de alunos. Deixa muitas saudades e a sua falta será sentida demais. Nossos maiores sentimentos. Que Deus acolha sua santa alma e dê forças à família para suportar a dor da perda irreparável. Ela jamais será esquecida”, afirmou o comandante da escola, Marcus Augusto Bastos Neuvald.

Vida

Começou a vida profissional como empregada doméstica, foi merendeira em creche municipal, mas, aos 16 anos, conheceu o treinador Argemiro Roque, quem a treinou durante toda a carreira e, mais tarde, se casou, ainda de acordo com dados fornecidos pelo Exército.

Não tinha calçados adequados para competir, mas isso não a impediu de perseverar (usava sapatilhas remendadas com esparadrapos, mas, mesmo assim, conquistou o terceiro recorde sul-americano). “Uma mulher encantadora e de personalidade forte, Odette é um exemplo de esforço e de determinação”, cita ainda o Exército.

Apaixonada por animais, criava cerca de 15 cachorros em casa.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Eric Faria deve virar comentarista em 2024

Professora é demitida após assumir que beijou aluno de 14 anos

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -