Nos oito primeiros meses de 2024, Campinas registrou 1.685 multas por dirigir com o celular na mão. O número é 27,8% maior que o registrado no mesmo período de 2023, quando foram aplicadas 1.318 autuações por esse tipo de infração. Os dados são do Detran-SP.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a infração é considerada gravíssima e o condutor flagrado pode perder 7 pontos na carteira de habilitação, além de ser obrigado a pagar multa no valor de R$ 293,47.
Ainda de acordo com o código, a lei se aplica não apenas a quem está falando ao celular. Apenas segurar o dispositivo já pode resultar em penalização para o motorista.
Atender chamadas no som do carro também gera multas
Alguns motoristas fazem até chamadas de vídeo dirigindo. E outros motociclistas até pilotam com o fone de ouvido conectado ao aparelho. Mas atender a essas chamadas, seja de vídeo ou de áudio, só é permitido com o carro parado em local seguro, ou de preferência estacionado.
Se o motorista receber uma ligação conectada ao som do carro ou com fone de ouvido comete infração média, a multa é de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.
Riscos de dirigir com o celular
Dirigir é uma ação que exige atenção total do motorista e qualquer segundo de distração pode resultar em acidentes leves e graves.
O especialista em mobilidade urbana, Fábio Muzetti, conta que, ao manusear o celular, o condutor automaticamente esquece o entorno.
“Seja digitando, manuseando ou conversando, o celular pode te distrair por instantes que, muitas vezes, são cruciais para evitar um acidente, seja por um buraco na rua, uma pessoa atravessando ou outro carro que para bruscamente. Se você estiver usando o celular, pode não ter tempo ou reflexos suficientes para evitar esse tipo de situação.”
Por isso, o ideal é que qualquer ação com o celular seja feita com o carro parado.
A mesma orientação é feita quando o motorista precisa fazer alguma alteração em aplicativos que indicam o caminho a ser seguido.
Ainda que seja uma tarefa rápida, ele pode aumentar as chances de um acidente e pode ser multado caso um fiscal registre a infração.
“Tem gente que, por ter bastante experiência, acha que consegue fazer duas ou três coisas ao mesmo tempo. Mas a gente sabe que em um momento de risco, isso é muito difícil”.
*Com informações de Rafael Castro/EPTV Campinas
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Casal é feito refém por bandidos dentro de casa em São Pedro