Durante o Inverno, Campinas registrou um novo recorde de calor do ano, com 34,9ºC, de acordo com dados da Defesa Civil e avaliados pela meteorologista Ana Ávila, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. A temperatura recorde de 2022 foi neste sábado (10), às 14h20. O recorde anterior ocorreu em fevereiro (veja mais abaixo).
Hoje ainda, a Defesa Civil emitiu um alerta por conta do calor, e informou que havia risco de insolação. Como orientação de segurança, o órgão indica a proteção do sol, manter-se hidratado e procurar locais arejados.
Sobre o recorde, a meteorologista explicou: “Levando em consideração essa informação de 34,9ºC, essa informação anterior, está totalmente correta. Seria a máxima do ano. Ontem, o Cepagri registrou 33,6ºC. Vale só explicar que a informação da Defesa Ciivl não é a mesma da Estação Meteorológica do Cepagri. Levando em consideração o número de 34,9ºC, é a máxima do ano”, disse.
LEIA TAMBÉM
Liberação de máscara no transporte público de Campinas começa hoje
Homens morrem baleados em Hortolândia; suspeito troca tiros com guardas
RECORDE ANTERIOR
O recorde anterior aconteceu no dia 26 de fevereiro, quando os termômetros bateram 34,4ºC. Antes disso, no dia 22 de fevereiro, a temperatura já havia batido recorde, quando o número atingido foi de 33,8ºC.
PREVISÃO DO TEMPO
Neste domingo (11), haverá uma mudança no clima, com um ligeiro aumento de nebulosidade devido à passagem de uma frente fria pelo Oceano Atlântico. Contudo, a meteorologista do Centro, Ana Ávila, afirma que são baixíssimas as chances de chuva.
“Uma frente fria vai passar pelo litoral entre o sábado e o domingo, e trazer uma faixa de nebulosidade para a faixa leste e litoral, e chuvas para o litoral. Para a nossa região, há baixíssimas chances de chuva”, disse.