- Publicidade -
CotidianoNova frente fria no final de semana muda o tempo na região e no interior de SP

Nova frente fria no final de semana muda o tempo na região e no interior de SP

Cepagri da Unicamp prevê chuvas a partir da tarde na região de Campinas e em outros pontos do território paulista

- Publicidade -
- Publicidade -

Campinas amanheceu com céu aberto e expectativa de calor acima dos 32°C, mas a sexta-feira (3) deve ter temporais nos períodos da tarde e da noite. A previsão do tempo é do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que relaciona a instabilidade na cidade e na região à aproximação de uma nova frente fria a partir de hoje.

“Há diversos parâmetros de análise, em aspectos termodinâmicos e dinâmicos, que apontam para elevado potencial de tempestades severas (chuva intensa, muitas descargas elétricas, vendavais e granizo) e de forma generalizada. As temperaturas ficam entre 21°C e 32°C”, detalha o boletim meteorológico.

Ontem (2), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para tempestades na região. Segundo o comunicado, o aviso na cor laranja significa “perigo”. O alerta é válido até às 21h de sexta-feira. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, diz o alerta (LEIA A NOTÍCIA COMPLETA AQUI).

Sábado e domingo

Ainda conforme o Cepagri, na virada da sexta-feira para sábado (4), a passagem da frente fria deverá vir acompanhada por chuvas intensas, volumosas e bem distribuídas. Depois disso, a nebulosidade diminui durante a tarde de sábado.

A expectativa é que as temperaturas caiam no domingo (5). “Os ventos ganham força, impulsionando a entrada de um ar mais frio e estável, ocasionando queda mais expressiva nas temperaturas na virada de sábado para o domingo”, diz o centro.

No resto do estado

O panorama também é esperado para outras áreas e regiões do território paulista, “principalmente a partir da tarde”. De acordo com a entidade, a frente fria “favorece um ambiente atmosférico extremamente instável e propenso ao desenvolvimento de nuvens profundas e alto potencial para a ocorrência de tempestades severas”, com descargas elétricas, rajadas de vento e granizo.

- Publicidade -

“A condição deverá permanecer a partir do final da manhã de sexta-feira até a madrugada ou início da manhã de sábado, ao longo das quais a frente fria passará pelo estado a partir da divisa com o Paraná”, finaliza o comunicado.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

- Publicidade -
Leandro Las Casas
Leandro Las Casas
Graduado pela PUC-Campinas desde 2011, atua há 14 anos no Jornalismo, área na qual cobriu sete eleições, participou de grandes coberturas e esteve a frente de podcasts e projetos de assessoria. Começou a carreira na rádio CBN Campinas, onde foi estagiário, repórter e apresentador. No acidade on Campinas, assina matérias e reportagens de todas as editorias desde 2021.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -