
Os 11 novos radares que começaram a entrar em operação em Campinas desde o mês passado já acumulam 13,6 mil multas a motoristas. Os novos equipamentos de fiscalização foram ativados gradativamente e outros sete estão previstos para início do monitoramento até o fim deste mês.
Os 11 radares fazem parte dos 18 previstos no edital deste ano, e estão em locais que antes não havia monitoramento. O balanço das multas aplicadas por eles foi divulgado pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), e indica que até ontem (15) foram 13.669 multas aplicadas divididas da seguinte forma:
- 5,8 mil multas dos quatro radares que iniciaram a operação no dia 18 de novembro
- 6,5 mil multas dos cinco radares que iniciaram a operação no dia 5 de dezembro
- 1,2 mil multas dos radares que iniciaram a operação no dia 7 de dezembro
A Emdec não detalhou os motivos das punições. Em geral, a maioria dos casos são casos onde o motorista ou motociclista foi flagrado trafegando em velocidade superior à máxima permitida. Em todos os novos pontos, a velocidade permitida é de 50 km/h.
LEIA TAMBÉM
Pedágios ficam mais caros hoje; veja novos valores na região de Campinas
Volta da chuva e chance de temporais: veja a previsão para o fim de semana em Campinas
OS COM MAIS MULTAS
Segundo o balanço, o radar que mais registrou irregularidades foi o cruzamento das ruas Piracicaba e Luis Marcelino Guerneli, no Jardim Novo Campos Elíseos, com 2.506 multas aplicadas desde o início da operação, em 18 de novembro.
Em seguida aparece o equipamento instalado na Avenida John Boyd Dunlop com a Rua Achiles Bertoldi, na região do Cidade Satélite Íris. Desde o início da operação, em 5 de dezembro, o equipamento registrou 1974 multas.
VEJA BALANÇO:
Multas e locais de radares que iniciaram a operação no dia 18 de novembro:
- Rua Piracicaba (bairro/Centro) x Rua Luis Marcelino Guerneli : 2.506 multas
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) post. Estação Aurélia: 1.133 multas
- Avenida John Boyd Dunlop (Centro /bairro) anterior Estação Aurélia: 1.472 multas
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro), 40m post. Rua Ernesto Carlos Reiman: 761 multas
Multas e locais de radares que iniciaram a operação no dia 5 de dezembro:
- Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro) x Avenida Arymana: 1.611 multas
- Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro) x Rua Achiles Bertoldi: 1.974 multas
- Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Rua Las Casas dos Santos: 714 multas
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Dr. Francisco Pompeu: 975 multas
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Avenida Francisco de P. O. Nazaré: 1.281 multas
Multas e locais de radares que iniciaram a operação no dia 7 de dezembro:
- Avenida Camucim (Centro/bairro) x Rua Aba: 739 multas
- Avenida das Amoreiras (Centro/bairro) x Av. Francisco de P. O. Nazaré: 503 multas
NOVOS RADARES
Os 18 novos radares contemplam locais onde foram registrados 51 acidentes com morte entre os anos de 2018 e 2021, incluindo as avenidas John Boyd Dunlop, Avenida das Amoreiras, Ruy Rodriguez e Avenida Camucim. De acordo com a empresa, “os locais estão devidamente sinalizados, com faixas informativas e sinalização vertical, associada à velocidade máxima permitida nas vias”.
“Os outros sete pontos previstos estão sendo ativados gradativamente, conforme a conclusão dos trabalhos que envolvem ligação de energia elétrica pela CPFL e aferição dos equipamentos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP)”, informou a Emdec. A previsão é todos iniciem a operação até o final deste mês.
VEJA OS LOCAIS DOS OUTROS 7 RADARES QUE SERÃO ATIVADOS ATÉ O FIM DO ANO:
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Av. Dom Joaquim Mamede da Silva Leite
- Avenida das Amoreiras (bairro/Centro) x Rua Martinopolis
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Achiles Bertoldi
- Avenida John Boyd Dunlop (bairro/Centro) x Rua Heitor Lacerda Guedes
- Avenida John Boyd Dunlop (Centro/bairro), Estação Rossin
- Avenida Ruy Rodriguez (bairro/Centro), 230m post. Rod. dos Bandeirantes
- Rua Piracicaba (Centro/bairro) x Rua Indaiatuba
O EDITAL
Foi publicado no dia 7 de abril deste ano o edital que prevê a instalação de 144 radares de fiscalização eletrônica do trânsito em Campinas, com a implantação dos 18 equipamentos a mais e troca de todos os equipamentos dos 126 radares atuais.
Os contratos para a instalação dos novos equipamentos foram assinados em julho mas o início da operação dos novos radares começou somente em novembro. Os equipamentos vão desde medidores fixos de velocidade como avanço de sinal vermelho, parada sobre faixa de pedestres e excesso de velocidade.
SUSPENSÃO DO PREFEITO
A nova licitação com os 18 novos radares foi publicada quase dez dias após o prefeito Dário Saadi suspender o edital que previa 58 novos radares na cidade. Na ocasião, a Administração determinou a suspensão do edital no dia 28 de março alegando que “a proposta de aumento, bem como os critérios utilizados pela Emdec, que resultaram no edital publicado, não foram discutidos com o prefeito”.
Anteriormente, estavam previstos 58 novos radares. Após a suspensão da Prefeitura, a Emdec publicou o novo edital com 18 novos dispositivos.
A diferença entre o novo e o antigo edital, além da quantidade, é que o de agora não prevê a instalação de radares para multar veículos transitando em faixas exclusivas de ônibus. Foram removidos ainda do novo edital os equipamentos que estavam previstos para a região do bairro Swiss Park, nas vias Dermival Bernardes Siqueira, Wellman Galvão e Antônio Artioli.
LEIA MAIS
Saiba os nomes mais escolhidos por pais de recém-nascidos em 2022