Moradores do Parque Gabriel, em Hortolândia, convivem há dez anos com o medo e a falta de segurança por conta de uma obra inacabada de prédios. Vizinhos convivem com transtornos, risco de acidentes e até de doenças.
O que chama a atenção é a quantidade de lixo acumulado no entorno do local e no interior do prédio. Além de embalagens de plástico e isopor, a reportagem da EPTV Campinas ainda encontrou um colchão. Também há indícios de que o prédio é utilizado por usuários de drogas.
“É difícil porque a gente fica com medo. A gente não sabe quem está ali ou deixa de estar. Eu moro no bairro de cima. Para ir até a casa da minha mãe, eu tinha que passar ali na frente, mas parei de vir”, comenta a dona de casa Rayla Santos.
LEIA TAMBÉM
Bando invade loja na madrugada e leva baterias e notebook em Sumaré
Homem assalta loja, rouba R$ 25 mil em produtos vai para bar e acaba preso em Americana
Na parte inferior do terreno há uma estrutura que seria utilizada como garagem, quando o prédio fosse concluído. Embaixo da construção, foram encontrados colchões, telhas e materiais que seriam utilizados na obra, mas que foram danificados pelo tempo.
Parte de uma fogueira e alimentos também foram encontrados no local, utilizados por pessoas em situação de rua que se abrigam na estrutura não finalizada. “É terrível, com sujeira. Tem moradores de rua que moram ali, malandros que usam drogas. É complicado”, afirma o vigilante Nilton Silva.
Na cobertura do prédio, há buracos e partes de estruturas metálicas e ferros que podem ocasionar em uma situação de risco. Além disso, há pontos de água parada. “Eu fui a primeira moradora desta rua e não tinha nada, era tudo terreno baldio. Aí começaram a construir esses prédios aqui e faz dez anos que está parado. E a gente fica neste horror aqui”, relata a aposentada Aparecida dos Santos.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Em nota, a Prefeitura de Hortolândia informou que os proprietários do edifício já foram notificados e multados a respeito do abandono da edificação. “Paralelo a isso, o local foi cercado com tapumes diversas vezes, contudo o mesmo é danificado por vândalos frequentemente. As rondas seguem sendo realizadas pela Guarda Municipal nas imediações”, informou.
LEIA MAIS
Poder Coringa: Amanda arremata poder e pode indicar um participante ao Paredão do BBB 23