- Publicidade -
CotidianoOlimpíada de História da Unicamp tem inscrições prorrogadas; veja como participar

Olimpíada de História da Unicamp tem inscrições prorrogadas; veja como participar

Projeto é voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país

- Publicidade -

Estudantes que queiram participar da 16ª edição ONHB (Olimpíada Nacional em História do Brasil) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) podem se inscrever até este domingo (28). As inscrições, que terminariam nesta sexta (26), foram prorrogadas pela universidade. O projeto é voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país. 

Neste ano, a ONHB traz mudanças importantes, entre elas, a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior e a gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas. 

Participantes também podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem precisar fazer o vestibular. 

Como participar da Olimpíada de História da Unicamp? 

Para participar da Olimpíada de História da Unicamp, é preciso formar equipe com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio. 

No caso de estudantes de escolas particulares, é necessário pagar uma taxa de R$ 115 por equipe

A 16ª edição terá início no dia 6 de maio. Serão realizadas seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas. 

Equipes irão concorrer dentro dos mesmo níveis 

Uma mudança importante prevista em 2024 é a separação da concorrência das equipes por níveis. Ou seja, os grupos formados por estudantes do ensino fundamental e médio irão competir com equipes compostas por alunos dos mesmos níveis de ensino.

- Publicidade -

A coordenadora do projeto e professora do IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp, Cristina Meneguello, explica que a prova continuará sendo a mesma para todos os alunos, mas esse novo formato criará um maior equilíbrio entre os participantes. 

“A prova é elaborada de forma que todos os alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio, sejam capazes de fazer. A ONHB tem um formato original que não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente e permite que aprendam durante a realização da prova. No entanto, a separação por níveis era uma demanda dos professores e avaliamos que essa mudança propiciará uma concorrência mais equilibrada”, disse.  

O número de equipes aprovadas em cada fase dependerá da quantidade de inscritos em cada nível de ensino. A quantidade de medalhas entregues na final também se manterá a mesma: 75 no total.  

Como funciona a Olimpíada de História? 

As seis fases online têm duração de uma semana cada e preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc.  

Segundo a organização, o formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos. 

“Nesses 16 anos, pudemos observar como a Olimpíada estimula a análise crítica dos estudantes e contribui para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames, como o ENEM”, acrescentou Meneguello. 

A ONHB também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem a necessidade de fazer o vestibular.  

Novidades da edição 

A gratuidade nas inscrições para as escolas públicas pretende ampliar o acesso desses estudantes à Olimpíada. Para Meneguello, esse era um desejo antigo e que foi possível graças à consolidação do projeto.  

“A ONHB depende das inscrições para se manter. Com seu crescimento e consolidação, além do apoio do CNPq, agora será possível garantir a gratuidade a esses estudantes. A ONHB é uma importante ferramenta de aprendizagem e queremos que ela alcance cada vez mais pessoas”, disse.  

Outra novidade é a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes de escolas públicas que obtiverem as maiores pontuações na ONHB, dentro do nível de ensino (fundamental ou médio) e do estado ao qual pertence. As bolsas são disponibilizadas pelo CNPq e têm duração de 12 meses. Como contrapartida, os alunos contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025. 

Segundo a organização, em 2023, a ONHB teve mais de 122 mil pessoas inscritas, um número recorde e 60% maior do que o registrado em 2022. O projeto é realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp, do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) da Unicamp, da Anpuh (Associação Nacional de História) e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos. 

Serviço: 

Inscrições prorrogadas até 28 de abril 

Escolas públicas: inscrições totalmente gratuitas 

Escolas particulares: R$ 115,00 (por equipe) 

Mais informações em: www.olimpiadadehistoria.com.br 

Veja aqui documentário sobre a final da 15ª ONHB 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Rede de farmácias oferece 73 vagas de emprego para a região de Piracicaba

- Publicidade -
Vitória Silva
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -