- Publicidade -
CotidianoOnda de calor: Inmet emite novo alerta vermelho de grande perigo até domingo

Onda de calor: Inmet emite novo alerta vermelho de grande perigo até domingo

A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana

- Publicidade -

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aumentou o alerta de intensidade da onda de calor prevista para afetar o estado de São Paulo até domingo (24). Agora, o nível do alerta é vermelho e o estado de São Paulo está sob o aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média – lembrando que ainda estamos no Inverno. O alerta é válido até as 18h do próximo domingo.

LEIA TAMBÉM
Saiba qual é a hora mais quente do dia; errou se pensou que é meio-dia

Calorão: Campinas reabre 8 piscinas públicas; veja como usar

- Publicidade -


Mas o que significa o alerta vermelho?


Segundo o Inmet, o alerta vermelho, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”. Antes do alerta vermelho, estava em vigor um aviso meteorológico de nível laranja (que significa perigo).


Onda de calor na região


A onda de calor começou na segunda-feira (17) e deve ter o ápice neste fim de semana, com tendência de ainda afetar regiões do interior na próxima semana. Há previsão de temperaturas máximas de até 40ºC no Oeste do estado de São Paulo.

Em Campinas, a previsão para o domingo quando deve acontecer o ápice da onda será de 38ºC, de acordo com a estimativa do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.

Hoje (21), a previsão é de máxima de 35ºC, se essa temperatura for registrada na cidade será recorde do ano. A mais alta do ano em Campinas foi registrada na semana passada com 34,8ºC.


Mas qual é a causa do calorão?


Segundo a Defesa Civil, o aumento expressivo nas temperaturas está sendo causado pela atuação de uma forte massa de ar quente e seca sobre São Paulo. Além disso, há a influência de um sistema de alta pressão, que ajuda a formar um bloqueio atmosférico.

Segundo a previsão, o calorão previsto no domingo, dia do ápice da onda de calor, ocorre antes da chegada de uma nova frente fria, porém por conta desse bloqueio, a frente fira será ser desviada para o oceano. Com isso, o calor deve seguir na próxima semana.

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -