- Publicidade -
CotidianoOnda de calor: Sanasa descarta risco de desabastecimento de água

Onda de calor: Sanasa descarta risco de desabastecimento de água

Em outubro, o maior consumo foi no dia 7, quando foram gastos 325.255 milhões de metros cúbicos, 25,46% a mais que em 2022

- Publicidade -

Campinas não corre risco de desabastecimento de água e nem de ter que fazer rodízio, mesmo com as ondas de calor que estão atingindo o país e a promessa de um Verão mais quente do que o normal. A informação foi divulgada hoje pela Sanasa (empresa responsável pelo abastecimento na cidade).

Segundo o assistente técnico da Sanasa Paulo Timel, a atual estrutura de captação está adequada para picos.

- Publicidade -

“Há água no Sistema Cantareira, que é de onde provém a água que abastece Campinas. Há uma estrutura de captação adequada para entregar essas demandas de pico. Há uma ETA (Estação de Tratamento de Água) com capacidade de tratamento e há um sistema de reserva bem estruturado para garantir esse abastecimento a todos os bairros de Campinas”, afirmou.

“A água é utilizada como um instrumento para as pessoas se refrescarem. Por isso, o consumo dela está diretamente relacionado ao aumento das temperaturas”, acrescenta o especialista.

Só para se ter uma ideia, no dia 14 do mês passado, durante uma das ondas de calor que assolaram a cidade, Campinas registrou 39ºC. Naquele dia, o consumo de água bateu um pico de 329 milhões de metros cúbicos, ou seja, 21% a mais do que o mesmo volume registrado, no mesmo dia, do ano passado (que havia sido de 329.086 milhões).

- Publicidade -

Em outubro, o maior consumo foi no dia 7, quando foram gastos 325.255 milhões de metros cúbicos, 25,46% a mais que em 2022.

Ainda de acordo com a Sanasa, 199.281 milhões de metros cúbicos foram consumidos entre os dias 7 e 11 de outubro, e 170.208 milhões, entre 11 e 14 de novembro.


A autônoma Cristiane Rodrigues é uma das que utilizam o recurso para se refrescar. “Pego um paninho, umedeço, passo no rosto, nos braços. Tomo uma água. Como uma fruta. Só assim, viu?! Porque tá complicado”.

Ainda mais calor

Campinas foi incluída no alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) a respeito da nova onda de calor que está assolando o Brasil e cujas temperaturas, em algumas cidades da região, podem atingir 38°C.

Isso, de acordo com o instituto, representa de 3°C a 5°C acima da média para esta época do ano, que, nos últimos 30 anos, tem sido por volta dos 33,8ºC.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Anefac afirma que queda da Selic deve baratear pouco o crédito e prestações

Por que Whindersson e Luísa Sonza se separaram? Motivo é revelado em documentário

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -