Um ônibus do transporte público atolou em um trecho do Jardim Fernanda, em Campinas, na noite desta sexta-feira (24). O transporte coletivo passava pela Rua Lourival Almeida quando ficou preso entre a lama e pedaços do asfalto. Imagens registradas pelo motorista do veículo mostram ás más condições do trecho.
O veículo era da linha 1.94, que liga o Jardim Itaguaçu ao Terminal Central. Segundo a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), o ocorrido aconteceu por volta das 20h e os passageiros foram transferidos para outro veículo.
As imagens mostram o ônibus preso entre a lama e pedaços do asfalto da via. O motorista também registrou as condições precárias da rua, com buracos e falta de iluminação. O veículo ficou cerca de 3 horas no local, e contou com ajuda da população para ser retirado.
Em nota, o SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) informa que a rua em que o ônibus passava quando ficou atolado estava interditada desde o dia 23 por conta das más condições de tráfego. Porém, o motorista, por pressão dos usuários, acabou entrando na rua na noite de ontem, onde veio a atolar na valeta. Por conta das más condições, a rua permanece interditada.
Segundo a Emdec, a via está prejudicada devido o volume de chuvas dos últimos dias. Em nota, a empresa afirma que na manhã de ontem, as equipes de fiscalização do transporte da empresa realizaram vistoria em todo o itinerário da linha para monitorar as condições de circulação.
A secretaria de Serviços Públicos também foi acionada e iniciou a manutenção na via, para melhorar as condições de circulação da linha. A Prefeitura de Campinas também foi questionada pelo ocorrido e informou que na via é feita uma manutenção quinzenalmente. No entanto, a enxurrada, por conta das chuvas intensas, acabou danificando a rua novamente.
Em nota, a Administração informou ainda que esta rua integra o pacote de drenagem e pavimentação da Secretaria de Infraestrutura e a previsão é que os serviços sejam executados ainda este ano.
LEIA MAIS
Defesa Civil alerta para chuvas fortes em Campinas a partir deste sábado
OUTROS CASOS
Este já é o terceiro caso de atolamento de transportes coletivos em Campinas em menos de 15 dias. As outras duas vezes ocorreram com a linha 3.50, que transita pelo bairro Gargantilha.
O primeiro caso aconteceu na noite do dia 14 de fevereiro, dois ônibus atolaram em uma rua no do bairro Gargantilha. O problema aconteceu no final da noite, o que impediu que as equipes com tratores da Prefeitura de Campinas fossem acionadas rapidamente. Por esse motivo, os condutores dormiram nos veículos. A remoção aconteceu logo pela manhã do dia 15.
Dois dias depois, a mesma linha volta a atolar em outro trecho. No dia 17 de fevereiro, o ônibus ficou preso em meio a lama, já que o solo permanece encharcado por conta das chuvas frequentes. O transporte coletivo foi removido no mesmo dia por uma retroescavadeira
VEJA VÍDEO:
LEIA TAMBÉM
Desfile das Campeãs do Rio: seis escolas voltam à Sapucaí neste sábado (25)