*Com informações da EPTV Campinas
** Matéria atualizada às 15h do dia 17/09/2023 com as informações sobre a documentação do veículo e com o posicionamento da agência de turismo.
Um ônibus de turismo caiu no vão de um viaduto, na madrugada deste domingo (17), na SP-340, a Campinas-Mogi, em Campinas. O coletivo seguia no sentido Jaguariúna, quando o motorista perdeu o controle do veículo, invadindo o canteiro central, acertando uma placa de sinalização e caindo na parte inferior do viaduto, na alça de retorno. Veja as imagens:
De acordo com a Polícia Rodoviária, o acidente aconteceu no km 121 da rodovia, por volta das 3h. O ônibus, que saiu de Diadema (SP) e seguia para Capitólio (MG), estava com lotação máxima, 44 passageiros, além do motorista e de um guia.
LEIA MAIS
Campinas tem 3,8 mil vagas em cursos de qualificação gratuitos
Domingo deve ser de sol e calor em Campinas
Pelo menos 30 pessoas ficaram feridas, sendo três em estado grave. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Clínicas da Unicamp, à Upa (Unidade de Pronto Atendimento) Padre Anchieta, em Campinas, e ao Hospital Municipal de Jaguariúna, que recebeu 10 pacientes, incluindo o motorista. Ele e outra vítima passam por cirurgia. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaguariúna, seis pacientes já tiveram alta. Na Upa, sete pessoas deram entrada e três ainda aguaram reavaliação para também serem liberadas.
DOCUMENTAÇÃO
No local do acidente, a perícia constatou que o ônibus de turismo estava com a documentação vencida há 17 dias. O proprietário do veículo confirmou a informação e, em entrevista à repórter Bianca Rosa, da EPTV Campinas, informou que o tacógrafo (instrumento que registra a distância percorrida e a velocidade, em relação ao tempo de uso) do ônibus não foi trocado pelo motorista. O proprietário do veículo reconheceu a responsabilidade da empresa por não disponibilizar o instrumento e pelo vencimento da documentação.
OUTRO LADO
Nas redes sociais, a Conexão Turismo, agência que organizou a viagem e contratou o ônibus, informou que nenhum dos ocupantes do veículo corre risco de vida e que conduz uma rigorosa apuração junto à transportadora. Veja a nota na íntegra:
“Nota de Esclarecimento
Prezados seguidores e interessados,
Com profundo pesar, informamos que, na madrugada de hoje, por volta das 3h da manhã, ocorreu um incidente envolvendo o ônibus contratadado por nossa empresa com destino a Capitólio. Agradecemos a compreensão de todos ao informar que, felizmente, não houve vítimas fatais.
Os passageiros atingidos estão recebendo atendimento médico adequado desde o momento do acidente. Alguns deles, inclusive o motorista e o guia Éverton, passam por procedimentos cirúrgicos, mas todos estão fora de perigo.
Nossa equipe está empenhada em prestar toda a assistência necessária, garantindo o retorno seguro dos passageiros às suas residências e o atendimento de suas necessidades imediatas. O seguro já foi acionado e está trabalhando conosco para assegurar o bem-estar de todos os envolvidos.
Reforçamos nosso compromisso com a segurança e o cuidado com todos que confiam em nossos serviços. Estamos conduzindo uma rigorosa apuração do ocorrido junto à transportadora responsável.
Agradecemos as manifestações de carinho e pedimos que mantenham seus pensamentos positivos para a pronta recuperação de todos os envolvidos”.
LEIA TAMBÉM
Aumento: Preço da gasolina tem alta de 3,44% no mês e preço médio chega a R$ 6,02