Uma operação da Polícia Civil para combater o furto e roubo de celulares fiscalizou 35 lojas no interior de uma galeria comercial na Rua Ferreira Penteado, no Centro de Campinas. A ação ocorreu no início da tarde desta terça-feira (4) e chamou atenção de quem estava no Centro. O proprietário de um dos estabelecimentos foi preso em flagrante por receptação de aparelhos celulares.
Segundo os investigadores, o homem preso estava vendendo um aparelho roubado em sua loja. O aparelho foi identificado pelo IMEI, o número de identificação Internacional único para cada telefone.
LEIA TAMBÉM
Vídeo: ladrão se pendura e usa faca para furtar fio de telefonia em Campinas
Hilux furtada fura bloqueio da GM em Campinas e bandido pula muro de escola
Durante a fiscalização, seis lojas foram intimadas a fechar por falta de apresentação de alvará de funcionamento e do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Além disso, 27 comércios foram intimados a regularizar a documentação do alvará na Prefeitura, mas estavam com AVCBs válidos.
Também foram analisados os documentos de dois microempresários que estavam regulares. De acordo com a corporação, a operação será realizada de forma periódica para coibir a prática de roubo e furto de aparelhos.
A operação foi conduzida pela Deic (Divisão de Investigações Criminais de Campinas) e também pela DIG (Delegacia de Investigações Gerais).
A operação foi batizada de “Check IMEI” e contou também com o apoio da Guarda Civil Municipal e de fiscais da Seplurb (secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo).
A Polícia Civil ainda informou que diversos celulares foram apreendidos, mas não informou o número exato.
LEIA MAIS
Dívidas: Mais de 78% das famílias brasileiras têm contas atrasadas