A sexta operação “Placa Escura” contou com 56 abordagens e 125 multas nesta sexta-feira (11), na Avenida John Boyd Dunlop, em Campinas. A ação foi feita na altura da Rua Achiles Bertoldi, no sentido Centro, no bairro Cidade Satélite Íris. Fiscalização foi realizada pela Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas) e pela Guarda Municipal.
Voltada à abordagem de motocicletas cujas placas são encobertas pelos condutores, diante de equipamentos de fiscalização eletrônica, a operação não acontece em um dia qualquer. A sexta-feira é o segundo dia da semana a concentrar mais acidentes fatais envolvendo motos, segundo o levantamento feito pela área de gestão de base de dados da Emdec.
LEIA TAMBÉM
Com queda em repasse federal, Saúde de Campinas tem 73% de investimento municipal diz prefeito
Frente fria volta para derrubar temperaturas, trazer chuva e ventos fortes a partir de domingo
Além da atitude de acobertar a placa, as equipes de fiscalização ficam atentas a outros comportamentos perigosos e proibidos, como a pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu careca e de capacete com a viseira aberta, porte de documentação irregular, condução de motocicleta com baixa definitiva, entre outros.
Balanço
Ao todo, 51 motos e cinco carros foram abordados durante a ação. Como resultado, cinco veículos foram removidos, sendo quatro motos e um automóvel. Quanto às autuações, foram registradas 99 para motocicletas e 26 para automóveis.
Realizada desde o dia 28 de julho, a operação “Placa Escura” teve duas edições nesta semana, sendo uma na região do distrito do Campo Grande e outra, do Ouro Verde. Nesta sexta-feira, a ação contou com a participação de 18 membros da Guarda Municipal e seis agentes da mobilidade urbana da Emdec.
LEIA MAIS
Jair Bolsonaro pode ser preso?