Campinas anunciou uma série de medidas devido ao aleta de temporal emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para o final de semana – entenda abaixo. Dentre as ações está o fechamento dos 25 parques e bosques da cidade neste sábado (18), a interrupção das obras de construção civil durante a tarde de hoje e o alerta para os estudantes que irão fazer a 1ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest – veja todos os detalhes abaixo.
Parques e bosques
A Prefeitura de Campinas anunciou que irá fechar preventivamente os 25 parques e bosques da cidade neste sábado (18). A Prefeitura também anunciou que a reabertura no domingo (19) será reavaliada de acordo com as condições do clima. Além disso, se a chuva estiver muito forte no sábado, a Emdec vai avaliar se deve fechar a pista interna da Avenida Heitor Penteado, no entorno da Lagoa do Taquaral.
Veja a lista de locais fechados:
- Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) – Taquaral
- Bosque dos Jequitibás – Bosque
- Lago do Café – Taquaral
- Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim – Vila Brandina
- Parque dos Guarantãs – Jardim Nova Europa
- Bosque Yitzhak Rabin – Jardim Madalena
- Bosque Chico Mendes – Parque São Quirino
- Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi) – Vila Lemos
- Bosque Ferdinando Tilli – Parque Valença
- Bosque dos Cambarás – DIC 5, Ouro Verde
- Bosque Augusto Ruschi – DIC 1, Ouro Verde
- Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer) – Guanabara
- Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior) – Guanabara
- Bosque dos Artistas – Swift
- Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho – Cidade Universitária, Barão Geraldo
- Parque das Águas – Parque Jambeiro
- Bosque da Mata – Parque São Jorge
- Bosque Santa Bárbara – Parque Santa Bárbara
- Parque Linear Capivari (Parque José Mingone/Lagoa do Mingone) – Jardim Capivari
- Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães) – Jardim Chapadão
- Parque Luciano do Valle – Vila União
- Parque Dom Bosco – Vida Nova, Ouro Verde
- Praça da Juventude Alessandro Monare – DIC 5, Ouro Verde
- Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo) – Parque Jambeiro
- Parque Ecológico Benevenuto Tilli – Parque São Domingos
Obras
Outra medida anunciada pela Administração é de que sejam interrompidas as atividades em obras de construção civil durante a tarde deste sábado. Segundo o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, a medida é necessária devido à previsão de fortes rajadas de vento que podem causar acidentes como quedas de muro e outras estruturas.
Vestibular
No domingo, haverá provas da 1ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest em diversas cidades do Estado de São Paulo, incluindo Campinas. É importante que os candidatos e quem for transportá-los sejam cuidadosos na saída dos locais de prova se estiver chovendo no momento.
A Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas) programou apoio, com agentes da mobilidade urbana fixos, nas unidades da Universidade Paulista (Campus Swift) e da Faculdade Anhanguera Unidade 3, no Taquaral, onde é esperado maior fluxo de veículos.
Nas demais instituições de ensino que recebem as provas, os agentes da Emdec apenas monitoram a circulação, por meio de vistorias periódicas. São elas: Escola Salesiana São José (Jardim Nossa Senhora Auxiliadora) e Liceu Nossa Senhora Auxiliadora (Jardim Guanabara).
Cuidados e recomendações
Com a possibilidade de ocorrências, Sidnei Furtado recomenda que as pessoas não devem tocar em árvores e galhos caídos nas vias porque existe o risco de que estejam energizados se tiverem contato com a rede elétrica. A população deve acionar o telefone 199 para avisar sobre os locais em que houve a queda de árvores e galhos caídos.
O DPJ (Departamento de Parques e Jardins) terá equipes de plantão, assim como a Emdec, responsável pelo trânsito. No caso de emergências, o telefone é o 193 do Corpo de Bombeiros.
A Defesa Civil também deve ser acionada para vistorias em imóveis que possam ter sido afetados pelas tempestades. A concessionária de energia CPFL e o Corpo de Bombeiros também fazem parte do Comitê de Enfrentamento anunciado nesta sexta (17) e mantêm comunicação com os órgãos municipais.
Além disso, é muito importante que a população se proteja da chuva, não entre em áreas alagadas, afaste-se e evite circular, de carro ou a pé, próximo a árvores e muros.
“Antes da chuva, evite deixar objetos soltos em áreas externas para evitar danos e possíveis acidentes. Quem mora em prédios, também tem que ter essa atenção, quanto às sacadas, janelas e coberturas. Com a ventania, os objetos podem voar e atingir pessoas nas vias públicas e áreas externas dos condomínios”, afirma Sidnei Furtado.
Alerta de temporal
Conforme o aviso do órgão estadual, o alerta é causado por uma frente fria que se aproxima da região de Campinas e “pela soma do calor com a umidade proveniente da Amazônia”. “Há condições para temporais, seguidos por raios, granizo e rajadas de vento intensas”, informa o comunicado.
“Como há previsão de acumulados na casa dos 100 mm, principalmente entre a tarde de sábado (18) e o domingo, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências de descargas elétricas”, finaliza o aviso.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294